A Esmeralda Bahia , considerada a maior do mundo e avaliada em R$ 2 bilhões, será repatriada ao Brasil após decisão da Justiça dos Estados Unidos, anunciada nesta quinta-feira (21/11). Uma pedra preciosa, com quase 380 quilos, foi extraída ilegalmente do município de Pindobaçu, na Bahia , e enviada aos EUA em 2001.
A sentença é resultado de um esforço conjunto do Ministério Público Federal (MPF) , da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública , que atuaram para garantir a devolução do bem ao Brasil.
Trâmite do processo
A Esmeralda Bahia foi levada de forma ilícita por São Paulo e passou pela Louisiana, nos EUA.
Atualmente, a pedra está sob custódia da Polícia de Los Angeles , na Califórnia.
A decisão final de repatriação deverá ser formalizada pelo Departamento de Justiça dos EUA até o próximo dia 6 de dezembro, em conformidade com as normas legais americanas.
Apesar da sentença, ainda é possível que a decisão seja contestada.
Reações no Brasil
A repatriação foi celebrada como uma importante vitória para o patrimônio brasileiro.
Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco , a decisão reflete o sucesso da colaboração institucional: “É motivo de alegria e orgulho ver os frutos dessa parceria.”
O advogado-geral da União, Jorge Messias , destacou o significado cultural da pedra: “Mais do que um bem patrimonial, a esmeralda Bahia é parte do nosso legado cultural e será incorporada ao Museu Geológico do Brasil.”
Essa repatriação marca um passo importante para a preservação do patrimônio cultural e natural do país, além de fortalecer o combate ao tráfico internacional de bens de valor histórico.
Fonte:Correio Braziliense
Foto:Agitos Mutum
Comentar