O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu críticas pela ausência de menção à Venezuela em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, afirmando que não precisa citar o país em todas as ocasiões. Em entrevista no México, onde participa da posse da nova presidente Claudia Sheinbaum, Lula destacou que sua fala na ONU, realizada na última terça-feira (26), teve foco em reformas dos organismos multilaterais e na importância do diálogo entre Rússia e Ucrânia, além de mencionar a emergência climática.
A omissão da Venezuela, criticada pela Human Rights Watch, levanta preocupações sobre a falta de ação em relação à crise no país. A diretora da Divisão das Américas da entidade, Juanita Goebertus, expressou que Brasil e Colômbia devem se envolver mais para promover uma transição democrática.
Além disso, o governo brasileiro ainda não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas recentes eleições, aguardando a divulgação das atas de votação, que ainda não ocorreram. Lula declarou que não aceita as alegações de vitória nem do governo nem da oposição, exigindo provas concretas.
Fonte: CNN Brasil
Foto: Jornal Opção
Comentar