Em meio ao agravamento da tensão comercial entre Estados Unidos e China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às recentes declarações de Donald Trump, afirmando que o Brasil tem solidez para enfrentar turbulências econômicas externas. “O presidente dos Estados Unidos pode falar o que quiser. Nós temos um colchão de 350 bilhões de dólares”, afirmou Lula nesta terça-feira (8).
Segundo o chefe do Executivo, esse volume de reservas internacionais garante “tranquilidade” ao país e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, oferecendo margem de segurança para atravessar possíveis crises globais.
“Quando eu assumi o governo da primeira vez, o Brasil não tinha dinheiro para pagar suas importações. Devíamos 30 bilhões de dólares ao FMI e não tínhamos nenhuma reserva cambial. Hoje, temos um colchão que protege a nossa economia de qualquer instabilidade internacional”, ressaltou Lula.
As declarações acontecem no contexto de uma possível guerra tarifária global, após Trump ameaçar impor tarifas adicionais de 50% contra a China e aumentar as restrições comerciais em outros países, inclusive parceiros do Brasil.
A postura do presidente brasileiro reforça a ideia de independência econômica e estabilidade financeira diante de choques externos, além de se posicionar com cautela frente à retórica agressiva de Washington.
Voz de Brasília – Informação com responsabilidade e análise dos fatos econômicos e políticos
fonte:blog do riella
foto:foto da web
Comentar