Na abertura da Reunião Ministerial do G20, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil considera propor uma conferência para revisar a Carta da ONU. “Essa reforma é fundamental e urgente”, destacou, enfatizando a necessidade de rediscutir a governança global.
Urgência da Reforma da Governança Global
Lula destacou que, embora cada país tenha sua visão sobre o modelo ideal, é essencial que haja um consenso sobre a urgência das mudanças. Ele criticou a atual crise de confiança na ONU e ressaltou que a organização deve permanecer central na governança global.
O Pacto Para o Futuro
Durante o discurso, Lula mencionou o “Pacto Para o Futuro”, um documento que prevê mudanças no sistema multilateral relacionadas a temas como clima, democracia e desenvolvimento sustentável. No entanto, ele argumentou que é necessário ir além, com reformas estruturais que afetem o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social e a Assembleia Geral da ONU.
Conferência de Revisão
O presidente reiterou a intenção de convocar uma conferência de revisão da Carta da ONU, conforme seu artigo 109, e enfatizou que a permanência de uma estrutura internacional arcaica é um obstáculo na resolução das crises globais.
Lula concluiu que “cada dia sem reformas é um dia perdido” na luta contra as graves crises que afetam a humanidade.
Fonte: CNN Brasil
Foto: Correio Braziliense
Comentar