G20 Rio de janeiro Últimas Notícias

Lula lança Aliança Global contra a Fome no G20 e pede ação imediata: “Chaga que envergonha a humanidade”.

Nesta segunda-feira (18/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a Cúpula do G20 , no Rio de Janeiro, com o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza , destacando a urgência de erradicar a fome mundial. Durante o discurso, Lula citou dados alarmantes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que apontam que 733 milhões de pessoas enfrentam a fome no mundo.

A fome em números
Lula comparou o número de pessoas subalimentadas às populações somadas do Brasil, México, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Canadá. Ele destacou a contradição entre a produção global de alimentos e os gastos militares:

Produção anual de alimentos: 6 bilhões de toneladas.
Gastos militares globais: 2,4 trilhões de dólares.
“Isso é inadmissível e inaceitável”, declarou o presidente, afirmando que a fome não decorre de escassez, mas de decisões políticas que perpetuam a exclusão social.

O papel do G20 na luta contra a fome
Segundo Lula, o G20, que representa 85% do PIB mundial e dois terços da população global, tem o dever de liderar uma transformação. Ele apelou aos líderes presentes, afirmando:

“Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade.”

Compromisso com os ODS e a Agenda 2030
O combate à fome e à pobreza foi descrito como a maior prioridade da presidência brasileira no G20 e parte central dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2 da Agenda 2030 da ONU.

“Esse será o nosso maior legado”, afirmou Lula, reforçando o compromisso de liderança de um esforço global para enfrentar essas desigualdades.

O lançamento da Aliança Global contra a Fome marca o início de uma agenda intensa, que inclui debates sobre desigualdades, governança global e financiamento para países em desenvolvimento.

Fonte:Correio Braziliense
Foto:RTP

Tópicos