Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mais uma vez tenta evitar repercussão negativa de uma fala do Presidente Lula que pode abalar o mercado. Explicou que nova declaração de Lula, de que a meta fiscal não precisa ser cumprida, foi descontextualizada. Garante que será mantido o cumprimento do arcabouço fiscal.
“O Presidente falou que o déficit pode ser 0 ou 0,1, 0,2 e isso está dentro da banda”, disse Haddad. Na verdade, Lula havia até prometido descumprir a meta fiscal, dizendo que isso pode ocorrer “se tiver coisas mais importantes para fazer”.
Haddad explicou que o corte de R$ 25 bilhões, anunciado nas últimas semanas, refere-se ao orçamento que está sendo elaborado para 2025. Ele diz que o Governo ainda está fazendo as contas, mas deve provavelmente ter que reduzir e contingenciar despesas ainda este ano, com contingenciamentos na execução do orçamento que podem chegar a R$ 10 bilhões.
No próximo dia 22, o Governo tem prazo legal para divulgar o relatório fiscal bimestral, definindo quanto de bloqueio e quanto de contingenciamento haverá.
fonte : Blog do Riella
foto: Money Times
Comentar