Em visitas ao Japão e Vietnã, presidente reforça compromisso com o meio ambiente e propõe mobilização global contra a crise climática
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu sua visita ao Japão e Vietnã destacando a urgência da descarbonização das economias e convocando um “mutirão global” para a COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro.
“Não queremos uma COP que seja um shopping de produtos climáticos, onde se compra e vende o que quiser sem responsabilidade. Queremos seriedade, compromisso e resultados concretos”, afirmou Lula durante coletiva de imprensa em Hanói, no Vietnã.
Durante as visitas, o presidente ressaltou os esforços do Brasil na luta contra as mudanças climáticas:
Meta de desmatamento zero até 2030 na Amazônia e outros biomas
Queda de 46% no desmatamento da Amazônia entre 2022 e 2024
Redução de 30,6% no desmatamento da floresta amazônica em 2024
Diminuição de 25,7% na perda de vegetação no Cerrado
Para manter esses avanços, o Brasil está estruturando o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), que busca arrecadar US$ 125 bilhões para compensar financeiramente os países que preservam suas florestas tropicais.
Lula destacou a liderança do Brasil em energias renováveis, afirmando que o país tem décadas de experiência em biocombustíveis, energia solar, eólica e hidrogênio verde. No Fórum Econômico Brasil-Vietnã, ele enfatizou que a transição energética “não é uma escolha, mas uma necessidade e uma grande oportunidade”.
“O Brasil sempre será um aliado para reduzir a dependência global de combustíveis fósseis”, declarou no Fórum Empresarial Brasil-Japão.
fonte:agência gov
foto:foto da web
Comentar