Lista global de empresas mais sustentáveis do CDP tem seis brasileiras thumbnail
Economia

Lista global de empresas mais sustentáveis do CDP tem seis brasileiras

Organização sem fins lucrativos tem como objetivo ajudar empresas e governos a reduzir emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar recursos hídricos e proteger florestas. Apenas seis empresas brasileiras fazem parte do seleto grupo de companhias mais sustentáveis do planeta, que formam a “A List CDP 2020”, elaborada pelo CDP, uma organização global sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar empresas e governos a reduzir emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar recursos hídricos e proteger florestas.
Das 313 organizações incluídas na lista deste ano, o país aparece com Braskem, Cemig, Duratex, Klabin, Marfrig e Telefonica Brasil.
Segundo o CDP, no total as empresas do grupo têm valor de mercado de US$ 15 trilhões. A “A List” deste ano registrou um aumento de 45% em quantidade de companhias que alcançaram ao menos um conceito “A” em relação à de 2019.
Das mais de 5,8 mil empresas avaliadas pelo CDP a partir de reportes sobre mudanças climáticas, preservação florestal e segurança hídrica, apenas 5% entraram nessa relação. A “A List” mostra as empresas líderes em transparência e ação ambiental, com base em sua divulgação anual por meio dos questionários sobre mudança climática, preservação florestal e segurança hídrica do CDP.
A listagem verifica a pontuação em três dimensões, clima, florestas e água. Apenas dez empresas conseguiram um “triplo A” — nenhuma das brasileiras obteve o conceito máximo.
Segundo o diretor executivo do CDP para América Latina, Lauro Marins, depois da pandemia, “a próxima grande onda que a humanidade precisa enfrentar com seriedade são as mudanças climáticas e fico muito feliz em ver o comprometimento e lideranças das empresas latino-americanas em tomar ações concretas face a esse desafio”. Atingir o nível máximo na pontuação do CDP, apontou o dirigente, reflete governança, estratégia, avaliação detalhada dos riscos e oportunidades e metas ambiciosas.
Festival #ConverseComOutrasIdeias debate sustentabilidade, empreendedorismo e sociedade
As empresas “A List” vêm de todo o mundo, com a maioria vindo da Europa (146), Ásia (106) e América do Norte (67). Os principais países com sedes de empresas “A List” são Japão (71), EUA (62), Reino Unido (24), França e Alemanha (empatados com 21).
No ano passado, o Japão ultrapassou os Estados Unidos e a Ásia ultrapassou a América do Norte pela primeira vez. Essa posição se consolidou neste ano.
Os setores com mais empresas “A List” são: serviços financeiros, eletrônicos e equipamentos elétricos, produtos químicos, processamento de alimentos e bebidas, TI e desenvolvimento de software e construção.
Assista as últimas notícias de economia

Tópicos