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Latam demite 2.700 pilotos e comissários; corte equivale a 38% do total de tripulantes, diz sindicato thumbnail
Economia

Latam demite 2.700 pilotos e comissários; corte equivale a 38% do total de tripulantes, diz sindicato

Afetada pela crise econômica provocada pelo coronavírus, companhia aérea não chegou a um acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para redução permanente de salário. Afetada pela crise econômica provocada pelo coronavírus, a companhia aérea Latam informou nesta sexta-feira (31) que vai iniciar um processo de demissão de, no mínimo, 2,7 mil pilotos e comissários. O corte equivale a 38% do total de tripulantes, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).
A empresa anunciou a decisão depois que as negociações com o sindicato dos trabalhadores foram encerradas. Nesta sexta, tripulantes rejeitaram que o SNA continue discutindo com a companhia aérea uma redução permanente de salários.
Avião da companhia aérea Latam no pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo
Celso Tavares/G1
Em comunicado, a empresa afirmou que decidiu abrir um pedido de demissão voluntária (PDV) de hoje até 4 de agosto. Depois, serão iniciados os desligamentos.
“A Latam é a maior e mais antiga das três empresas que atuam no Brasil e remunera mais os tripulantes tanto em voos domésticos quanto em internacionais, por isso, a empresa tem a necessidade de equiparar-se às práticas do setor”, informou a companhia em nota.
Recuperação judicial
Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
Como todo o setor aéreo, a Latam tem enfrentado bastante dificuldade para sobreviver aos estragos provocados pela crise econômica. No início deste mês, a Latam Brasil entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.
Em maio, o grupo Latam Airlines e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos já tinham entrado no processo de reestruturação de dívida sob a proteção do Capítulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos, que permite um prazo para que as empresas se reorganizem financeiramente. Naquela ocasião, entretanto, a Latam Brasil tinha ficado de fora.
A Latam Brasil tem uma dívida de R$ 7 bilhões, principalmente com empresas de leasing e bancos. O endividamento de todo o grupo é de US$ 10 bilhões. Incluindo as provisões futuras, a dívida salta para US$ 17,9 bilhões.
Aporte
Também no início deste mês, o Grupo Latam Airlines informou que fechou um acordo de financiamento no valor de US$ 1,3 bilhão. O valor será repassado pela Oaktree Capital Management e suas empresas afiliadas.
Esse empréstimo se soma aos US$ 900 milhões anunciados pelas famílias Cueto e Amaro e pela Qatar Airways quando a Latam entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA. Esse valor pode ser aumentado em mais US$ 250 milhões pelos acionistas controladores da empresa, se for aprovado pelo tribunal de Nova York..

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