Justiça determina que JBS afaste empregados com Covid-19 e adote outras medidas para evitar o contágio em frigorífico de SC thumbnail
Economia

Justiça determina que JBS afaste empregados com Covid-19 e adote outras medidas para evitar o contágio em frigorífico de SC

Unidade de Ipumirim está interditada desde 18 de maio, após constatadas falhas na prevenção ao novo coronavírus. Justiça determina novas ações para adequação da unidade JBS em Ipumirim
A Justiça do Trabalho determinou de forma liminar (temporária) que a JBS afaste do frigorífico de Ipumirim, sem prejuízo salarial, os funcionários que esteja com Covid-19 ou com suspeita da doença, e que adote outras medidas para evitar a transmissão do coronavírus entre os trabalhadores, como distância mínima de 1,5 metro entre eles. O pedido de adequações havia sido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por meio de ação civil pública.
A unidade está interditada pela Superintendência Regional do Trabalho desde o dia 18 de maio por falhas na prevenção à contaminação pelo vírus. Os problemas foram constatados durante fiscalização dos auditores do trabalho. Naquela data, 86 empregados já tinham sido diagnosticados com a doença.
A decisão é do dia 27 de maio, dada pela juíza substituta Paula Naves Pereira dos Anjos. O frigorífico é da Seara Alimentos, que pertence à JBS.
A JBS disse que desde o começo da pandemia adota um “rigoroso protocolo” para segurança dos colaboradores e que segue orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, e recomendações dos governos estaduais e municipais. Falou ainda que contratou consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho.
O frigorífico na cidade tem mais de 1,4 mil funcionários e processa diariamente 135 mil aves.
Decisão
Os trabalhadores com suspeita de contaminação pela Covid-19, ainda que sem sintomas, devem se manter afastados por, pelo menos 14 dias, ou até que façam exames para detecção da doença.
A magistrada determinou também que sejam afastados, sem danos na remuneração, os funcionários com sintomas de síndrome gripal ou que tenham mantido contato com algum trabalhador diagnosticado ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus, ainda que sem sintomas.
Nesta semana, o prefeito de Ipumirim, Volnei Antônio Schmidt (PMDB), pediu apoio ao Ministério da Economia, a quem é subordinada a Superintendência Regional do Trabalho, para que fossem tomadas medidas em relação à reabertura do frigorífico.
Veja mais notícias do estado no G1 SC

Tópicos