Últimas Notícias

Judoca de Valparaíso disputa Panamericano em Cuba.

A judoca Samara Chacón, de 14 anos, natural de Valparaíso de Goiás, foi classificada para o Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em Varadero, Cuba, de 28 a 30 de novembro. A atleta conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Judô nas categorias Sub-13 e Sub-15, garantindo seu lugar na seleção.

Samara começou a praticar judô em 2019, incentivada por sua mãe, Miryan Jorgelina. Desde então, sua paixão pelo esporte cresceu. Após a morte do sensei Gaúcho em 2023, ela passou a treinar na Academia Corpo Arte com o sensei Osvaldo Navarro Dantas, que a ajudou a se preparar para competições.

A rotina de treinos é intensa: Samara acorda às 4h40 para ir à escola, treina após as aulas e retorna para casa por volta das 22h40. Ela enfrenta desafios financeiros, já que a Confederação Brasileira de Judô não cobre despesas de atletas menores de idade. Seu pai, Juliano Chacón, destaca as dificuldades em arcar com os custos de competições e viagens.

Apesar de uma lesão na clavícula que a afastou de outras competições, Samara está determinada a dar o seu melhor no Pan-Americano. “Significa que todo o meu esforço e o dos meus pais não foi em vão. Estou muito feliz em representar o país onde nasci,” afirma. Com sua determinação, ela busca superar desafios e brilhar nas competições internacionais.

Fonte/Foto:Correio Braziliense

Tópicos