O voo da Blue Origin será o primeiro suborbital do mundo a ser realizado sem piloto e com uma tripulação composta apenas por civis. O lançamento terá início às 8h30. Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, dentro de cápsula da Blue Origin
Reuters
Na terça-feira (20), o bilionário americano Jeff Bezos irá ao espaço a bordo da espaçonave New Shepard, de sua empresa Blue Origin. Bezos é fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo.
O voo, que será o primeiro suborbital do mundo a ser realizado sem piloto e com uma tripulação composta apenas por civis, deve decolar às 10h (horário de Brasília) de terça-feira (20). O lançamento começará às 8h30 e será transmitido ao vivo pelo site da Blue Origin.
A New Shepard é uma cápsula e foguete completamente autônoma com 18,3 metros de altura que não pode ser pilotada do lado de dentro. O voo automatizado será o 16º da empresa, mas será o primeiro com humanos a bordo.
O lançamento será realizado em uma área remota e desértica no Texas, sem a presença de público. Segundo a Blue Origin, não há áreas para pessoas assistirem ao lançamento nas proximidades, e o departamento de transportes do Texas fechará parte da rodovia próxima e não permitirá espectadores na estrada.
A viagem de Bezos acontecerá dias depois de outro bilionário americano ir ao espaço no primeiro voo suborbital em uma espaçonave desenvolvida para fins comerciais. Richard Branson viajou com dois pilotos no foguete da sua empresa Virgin Galactic.
ENTENDA: Elon Musk, Jeff Bezos, Richard Branson: os multimilionários que disputam a nova corrida espacial
Além de Bezos, apenas três outras pessoas fazem parte da tripulação: o irmão dele, Mark Bezos, a aviadora pioneira Wally Funk e o estudante Oliver Daemen. Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin estará na aeronave.
Aos 18 anos, Daemen se tornará a pessoa mais jovem da história a ir ao espaço – ao lado da mais velha, Funk, que tem 82 anos.
Jeff Bezos e Wally Funk vão viajar ao espaço juntos
Blue Origin via AFP
O mais jovem no espaço
O estudante vai assumir o lugar de uma pessoa que pagou US$ 28 milhões em um leilão para participar do voo inaugural da Blue Origin. O vencedor, que decidiu permanecer anônimo, desistiu devido a “compromissos conflitantes” e participará de outro vôo no futuro.
Oliver Daemen, de 18 anos, é novo tripulante da 1ª missão da Blue Origin
Blue Origin
Daemen é filho de Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, de acordo com informações da agência Reuters. Josh “pagou pelo assento e escolheu enviar Oliver”, disse a Blue Origin, sem querer informar o quanto foi desembolsado.
Amazon sem Bezos no comando
No dia 5 de julho, Bezos deixou o cargo de CEO da Amazon depois de 27 anos. A troca na liderança foi anunciada em fevereiro, e a data oficial para a transição revelada no final de maio. A data foi escolhida por marcar o aniversário da companhia, criada em 1994.
Seu substituto na liderança da gigante do varejo é Andy Jassy, que comandava a Amazon Web Services (AWS), o importante braço de serviços de armazenamento e processamento de dados da empresa.
SAIBA MAIS: 15 fatos sobre Jeff Bezos
Bezos continua na empresa, mas no cargo de presidente-executivo do conselho. Em 1º de julho, o empresário figurava como a pessoa mais rica do mundo no ranking de bilionários da Bloomberg, com fortuna estimada de US$ 199 bilhões.
VÍDEO: Veja os melhores momentos do voo de Richard Branson ao espaço
No YouTube, G1 explica a corrida espacial dos bilionários
Comentar