James é filho do magnata Rupert Murdoch, presidente executivo da companhia. Na saída, alegou divergência editoriais e com decisões estratégicas da empresa. O ex-diretor executivo do grupo 21st Century Fox, James Murdoch, filho do magnata da mídia Rupert Murdoch, renunciou ao conselho de administração da News Corp, dona do The Wall Street Journal e do New York Post.
A informação consta em um documento divulgado na sexta-feira (31) pela agência norte-americana de controle de mercado SEC.
De acordo com uma carta enviada ao conselho e publicada pela SEC, o desligamento foi resultado de “discordâncias quanto ao conteúdo publicado pelos títulos do grupo, além de outras decisões estratégicas”.
James Murdoch fala no Parlamento britânico em 10 de novembro de 2011
Reuters
Ex-CEO da Fox, cargo que ele deixou depois que a Disney comprou a maioria dos ativos do grupo, James Murdoch atualmente administra o fundo de investimentos Lupa Systems. O empresário de 47 anos já havia criticado várias vezes as decisões do império do pai e sua cobertura midiática em geral.
Em janeiro, ele denunciou a postura cética sobre as mudanças climáticas adotada por vários meios de comunicação da News Corp, na ocasião dos enormes incêndios que devastaram regiões inteiras da Austrália.
“Somos gratos a James por seus muitos anos de serviço ao grupo”, disseram Rupert Murdoch, seu pai, e Lachlan Murdoch, seu irmão, que estão à frente da News Corp, em comunicado enviado à AFP por um porta-voz do conglomerado. “Desejamos a ele o melhor”, acrescentaram.
Após a ruptura da 21st Century Fox, Rupert Murdoch criou um novo grupo, a Fox Corporation, que controla o resto do império que ele comanda, enquanto seu filho, Lachlan, ocupa a direção geral e a presidência executiva. James Murdoch não fazia parte do conselho administrativo da Fox Corporation.
Comentar