Direto do Planalto Últimas Notícias

Itamaraty anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (6/1) a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do Brics. A decisão consolida a adesão do país ao bloco, atualmente presidido pelo Brasil, e após a aprovação inicial na Cúpula de Joanesburgo, em 2023. Naquela ocasião, a Indonésia foi convidada junto com outros países, mas optou por aguardar a conclusão das eleições presidenciais de 2024 e a formação de seu novo governo para formalizar sua participação.

A importância da Indonésia no Brics
Com a entrada da Indonésia, o bloco ganha um país estratégico, detentor da maior economia e da maior população do Sudeste Asiático. Segundo o Itamaraty, o ingresso fortalece a cooperação entre os membros e reafirma o compromisso com reformas nas instituições de governança global, além de contribuir para o fortalecimento do Sul Global, temas que são prioridade durante a presidência brasileira do Brics em 2025.

Expansão histórica do Brics
A Indonésia é a nação mais recente a integrar o grupo, que passou por sua primeira expansão em 2023. Naquela ocasião, seis países foram acrescentados como membros plenos: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Argentina — sendo que este desistiu pela última vez em 2024, após a posse do presidente Javier Milei. Com isso, o bloco hoje é composto pelos membros fundadores Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos novos membros.

Outros 13 países também foram convidados no último ano para atuarem membros como parceiros, sem o direito de voto.

Agenda do Brics em 2025
Com o Brasil na presidência rotativa do bloco, a Cúpula de Chefes de Estado do Brics está programada para julho, no Rio de Janeiro. O evento deverá abordar temas como a ampliação da cooperação econômica, a reforma das instituições multilaterais e o fortalecimento do bloco como um ator relevante na política global.

Fonte:Correio Braziliense
Foto:Poder360

Tópicos