Famílias brasileiras continuam reduzindo o consumo!
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu pelo sexto mês seguido, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em março, o índice recuou 1,4% na comparação anual, atingindo 102,7 pontos – ainda dentro da zona de otimismo (acima de 100 pontos).
Famílias de menor renda entram no pessimismo
Pela primeira vez desde novembro de 2024, a intenção de consumo das famílias que ganham menos de 10 salários mínimos caiu para 99,8 pontos, entrando no espectro do pessimismo.
As famílias de renda mais alta também registraram queda, mas ainda se mantêm no campo positivo.
Diferença entre homens e mulheres no consumo
Homens: Intenção de consumo caiu 2,4%.
Mulheres: Intenção de consumo subiu 0,2% em relação a março de 2024.
Segundo o economista da CNC, João Marcelo Costa, essa diferença indica que as mulheres podem continuar impulsionando o consumo nos próximos meses.
Mercado de trabalho e consumo futuro
Emprego Atual: Confiança no emprego caiu 0,2% após leve recuperação em fevereiro.
Perspectiva Profissional: Cresceu 0,3%, sendo o único indicador positivo do mês, apontando maior otimismo para o futuro do mercado de trabalho.
Perspectiva de Consumo: Segundo maior recuo do mês (-1,7%), com 32,7% dos consumidores esperando reduzir suas compras.
Economia incerta pede cautela
José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, alerta que os brasileiros estão mais cautelosos com os gastos e preocupados com o futuro.
A restrição na oferta de crédito tem afetado principalmente as famílias de maior renda, que costumam depender menos de financiamentos para o consumo.
Com o consumo retraído e a confiança das famílias em queda, o cenário econômico exige atenção nos próximos meses!
fonte:blog do riella
foto:foto da web
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