Estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para quem não concluiu o ensino fundamental ou médio no tempo regular. Sem limite de idade máxima, a EJA atende mais de 18 mil estudantes, sendo que a aluna mais velha tem 89 anos. A única exigência é a idade mínima: acima de 15 anos para o ensino fundamental e mais de 18 para o ensino médio.
Lilian Sena, diretora da EJA da Secretaria de Educação (SEEDF), destaca o papel transformador da educação para idosos que, muitas vezes, não tiveram acesso à escola. “Essas pessoas geralmente viveram focadas no trabalho e no cuidado dos filhos e netos, sem exercer sua cidadania plenamente. Para elas, o aprendizado é uma forma de libertação”, afirma.
O período de inscrições vai até 5 de novembro, e os interessados devem se cadastrar pelo site da SEEDF ou pelo telefone 156, opção 2. Na inscrição, o candidato informa seu endereço para ser alocado na escola mais próxima e escolhe entre as modalidades presencial ou a distância. A EJA é oferecida em 95 locais nas diversas regiões administrativas.
O resultado será divulgado em 31 de dezembro, com matrículas presenciais entre 6 e 10 de janeiro de 2025. Os documentos necessários incluem identidade, CPF, fotos 3×4 e comprovante de residência. Para estudantes menores de idade, também é exigida a documentação do responsável. Mesmo quem não possui histórico escolar será avaliado para determinar o nível adequado.
Lilian reforça que, apesar dos períodos de inscrição, as matrículas podem ser feitas durante todo o ano. “As portas da EJA estão sempre abertas para receber novos alunos”, conclui.
Fonte: Blog do Riella
Foto:Governo da Paraíba
Comentar