Últimas Notícias

INFLAÇÃO DE 2021 SAI HOJE E PODE FICAR EM 9,99%

IBGE divulga hoje a inflação de 2021, mas analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central surpreenderam ontem, ao prever que o índice do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) não atingirá os dois dígitos, ficando em 9,99%.
Esperava-se que o índice ultrapassasse os 10%.

Até novembro de 2021, a inflação oficial indicava um acumulado de 10,74% em 12 meses. Este acumulado foi o maior desde novembro de 2003, quando estava em 11,02%.

PIB – Analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC), no boletim Focus, apontam crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,28% no Brasil ao final deste ano.

O mercado financeiro manteve a estimativa da inflação de 2022, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficando em 5,03%.
Já para 2023, o mercado reduziu a expectativa de inflação para 3,36%.

A previsão do mercado para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2022, aumentou para 11,75% ao ano, em 2022.
A expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2022 fica em R$ 5,60.

REFIS – Portaria federal, que poderá ser editada hoje, vai atender a 75% das micro e pequenas empresas que foram afetadas pelo veto ao projeto que previa a criação de um programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte enquadrados no Simples Nacional.

O Presidente Bolsonaro deu ontem esta informação, antevendo que o seu veto ao Refis poderá ser derrubado pelo Congresso Nacional na reabertura dos trabalhos, em fevereiro.

Depois de reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, Bolsonaro disse que a portaria poderá atender 75% dos pequenos e micro empresários. Explicou que os demais empresários afetados pelo veto serão contemplados por meio de um projeto de lei complementar.

ISOLAMENTO – Ministério da Saúde apresentou nova orientação sobre o isolamento em caso de Covid-19. O resumo das medidas é o seguinte:

– Assintomáticos: cinco dias de isolamento + teste (PCR ou antígeno)
a) se teste negativo, liberado
b) se teste positivo, manter isolamento até 10o dia

– Sintomáticos: mínimo de sete dias de isolamento
a) Se no sétimo dia estiver sem febre/sintomas há 24h, liberado sem teste
b) Se no sétimo dia estiver com febre/sintomas, tem que fazer teste (PCR ou antígeno)
b.1) se teste positivo, isolamento até décimo dia
b.2) se teste negativo, liberado assim que estiver há 24h sem febre
c) Se no décimo dia estiver sem febre/sintomas, liberado sem teste.

MINAS – Meteorologia indica redução das chuvas em Minas Gerais a partir de hoje.

Conforme boletim da Defesa Civil Estadual, 145 cidades mineiras estão em situação de emergência, com diversas barragens em situação de risco.

Em Brumadinho, na Grande BH, foi confirmada a morte de cinco pessoas de uma mesma família, dentro de um carro coberto pelas águas.

VOOS – Permanece a crise na aviação comercial brasileira por causa da contaminação de tripulantes por Covid-19 e influenza.
Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de pilotos e copilotos.

Azul, Gol e Latam confirmaram o impacto nas operações.
Latam informou que cancelou 1% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro.

ANVISA – Presidente Bolsonaro negou ter acusado o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, de corrupção.
“Eu me surpreendi com a carta dele. Carta agressiva, não tinha motivo para aquilo. Eu falei o que estava por trás do que a Anvisa vem fazendo. Não acusei ninguém de corrupção. Por enquanto, não tenho nada que fazer no tocante a isso aí”, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan.

BRASIL – Foram registrados ontem 110 óbitos pela Covid-19 no Brasil, elevando o total a 620.091.

ECONOMIA – Dólar fechou ontem a R$ 5,674, com alta de 0,76%.
Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, chegou aos 101.945 pontos, com queda de 0,75%.

Por RENATO RIELLA

Tópicos