A inflação dos últimos 12 meses atinge 12,20%, com índice de 4,93% nos quatro primeiros meses do ano, segundo o IBGE.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registra taxa de 0,59% em maio deste ano. Esta taxa é inferior ao 1,73% de abril.
Oito dos nove grupos pesquisados têm alta em maio, com destaque para transportes, com inflação de 1,80%.
Entre os itens que puxaram a alta de preços do segmento estão passagens aéreas (18,40%), combustíveis (2,05%) seguro de veículo (3,48%), táxi (5,94%), metrô (2,17%) e ônibus urbano (0,17%).
O segundo principal impacto para o IPCA-15 veio dos alimentos e bebidas, que apresentaram variação de 1,52% na prévia de maio, com destaque para itens como leite longa vida (7,99%), batata-inglesa (16,78%), cebola (14,87%) e pão francês (3,84%), além das refeições fora do domicílio (1,02%).
ICMS – Adiado ontem, Câmara dos Deputados pode analisar hoje o projeto que considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
A proposta, que contraria o interesse dos estados, impede a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos listados como supérfluos.
Visa, principalmente, conter os preços dos combustíveis, com redução da alíquota do ICMS para 17%.
VARÍOLA – Anvisa adota medidas de proteção em aeroportos e aeronaves para adiar a chegada da varíola dos macacos ao Brasil.
“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças” – afirma Anvisa em nota.
A varíola dos macacos é infecção viral geralmente leve, endêmica em partes da África Ocidental e Central.
Se espalha principalmente por contato próximo.
Até o recente surto, raramente era vista em outras partes do mundo.
A maioria dos casos recentes foi relatada na Europa.
Ministério da Saúde encaminhou aos estados Comunicado de Risco com orientações sobre a doença, ainda sem casos registrados no Brasil, mas já presente em cerca de 20 .
ALEXANDRE – Presidente Bolsonaro recorreu da decisão do Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que não aceitou notícia-crime contra o Ministro Alexandre de Moraes.
No pedido enviado ao Supremo, Bolsonaro pede que a decisão seja levada para apreciação no plenário da Corte.
FEDERAÇÃO – Tribunal Superior Eleitoral aprovou, em nível federal, o registro da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), integrada pelos partidos PT, PCdoB e PV.
É a primeira decisão do TSE sobre federação partidária válida para a eleição deste ano.
FIES – Senado aprovou a Medida Provisória (MP) que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segue para sanção presidencial, permitindo a milhares de estudantes saldar dívidas de financiamento.
BRASIL – Foram 239 óbitos registrados ontem no Brasil pela Covid-19, elevando o total a 665.905.
Média Móvel de Mortes está em 97/dia.
BAGAGEM – Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) que flexibiliza a legislação do setor aéreo, a qual segue para sanção presidencial.
Entre outros pontos, a MP restabelece o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. Nesse item, Presidente Bolsonaro já antecipou que pode impor veto.
Foram aprovadas duas emendas que tratam do registro de empresa estrangeira operadora de companhia aérea e a concessão de certificado de habilitação para praticantes de aerodesportos, como o voo livre.
SIMONE – Partidos MDB e Cidadania confirmaram a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República.
O PSDB, em processo de composição de federação partidária com o Cidadania, ainda não se decidiu sobre a eleição presidencial.
Ex-Presidente Michel Temer negou que será candidato a Presidente, contestando boatos surgidos ontem em Brasília.
CÚPULA DAS AMÉRICAS – Presidente Joe Biden pretende ter encontro nos Estados Unidos com o Presidente Bolsonaro, numa reunião à parte na Cúpula das Américas.
Convite foi feito pelo enviado especial do governo norte-americano para a Cúpula das Américas, ex-senador Christopher Dodd, em audiência ontem no Palácio do Planalto.
ELEIÇÃO – Câmara dos Deputados deve escolher hoje os nomes para cargos vagos da Mesa Diretora.
Concorre à vaga para a 1ª vice-presidência o candidato oficial do PL, deputado Lincoln Portela (PL-MG), líder da bancada evangélica.
Ele disputa o cargo com Capitão Augusto (PL-SP), Fernando Rodolfo (PL-PE), Bosco Costa (PL-SE) e Flávia Arruda (PL-DF).
GUERRA – Presença da guerra Ucrânia x Rússia na mídia internacional cai, mas os conflitos prosseguem.
Ontem foram completados três meses de combate.
Cerca de 20% do território ucraniano está sob controle militar russo.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que seu país foi alvo de “mais de 3.000 ataques aéreos de aeronaves e helicópteros russos” desde o início da invasão, em 24 de fevereiro.
AGENDA – Presidente Bolsonaro participa hoje, em Brasília, de almoço por ocasião do Dia da África, que comemora, desde 1963, a criação da Organização da Unidade Africana (OUA).
Às 17h, no Palácio do Planalto, anúncio de novas medidas do Programa Crédito Brasil Empreendedor, do Ministério da Economia, destinado a empreendedores de diversos portes.
ECONOMIA – Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, subiu ontem 0,21%, para 110.580 pontos.
Dólar subiu 0,16%, para R$ 4,81.
Comentar