Incêndio no Parque Estadual do Aguapeí mobiliza Corpo de Bombeiros pelo 5º dia consecutivo thumbnail
Meio Ambiente

Incêndio no Parque Estadual do Aguapeí mobiliza Corpo de Bombeiros pelo 5º dia consecutivo

] https://www.caixa.gov.br/vem/Paginas/default.aspx

Áreas em chamas ficam entre municípios como Monte Castelo e São João do Pau d’Alho. Corporação informou que cerca de 500 hectares já foram destruídos. Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Um incêndio em uma Área de Preservação Permanente (APP) no Parque Estadual do Aguapeí mobiliza o Corpo de Bombeiros pelo quinto dia consecutivo nesta quinta-feira (17). As áreas em chamas ficam entre municípios como Monte Castelo e São João do Pau D’Alho.
Conforme a corporação, vários pontos do parque estão sendo queimados pelo fogo.
Os bombeiros ainda informaram à TV Fronteira que ainda tem focos de incêndio no local e que o trabalho de contenção tem sido ainda mais complicado devido ao tempo seco e a baixa umidade do ar.
O local, segundo a corporação, é de difícil acesso.
O Corpo de Bombeiros estima que a queimada tenha destruído cerca de 500 hectares de um total de 9.043,970 hectares do parque estadual.
Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Parque Estadual do Aguapeí
Criado em 1998, o Parque Estadual do Aguapeí e o Parque Estadual do Rio do Peixe fazem parte da região conhecida como Pantaninho Paulista que, semelhante ao Pantanal brasileiro, apresenta ambiente predominantemente alagadiço.
Embora os Parques Aguapeí e Rio do Peixe estejam isolados por terra, eles estão conectados pelas águas dos rios que lhes emprestam nome, pois deságuam no rio Paraná a algumas dezenas de quilômetros um do outro, num fluxo contínuo de nutrientes e espécies. As principais formações vegetacionais do parque são Floresta Estacional Semidecidual Sub-Montana (Mata Atlântica) e vegetação de várzea, onde foram listadas 154 espécies da flora nativa.
Quanto à fauna, como o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, o bugio, o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-anão, e inúmeras espécies de aves, como a anhuma, o cardeal-do-pantanal, o jaburu, entre outros, dependem diretamente dos ambientes lacustres, pois estão inseridos na teia alimentar que sustenta a biodiversidade deste lugar.
O Parque Estadual do Aguapeí possui 9.043,970 hectares.
Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Áreas em chamas ficam entre Monte Castelo e São João do Pau D’Alho
Corpo de Bombeiros
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

Tópicos