Prefeitura publicou decreto permitindo ocupação de 100% dos leitos em hospedagens. Gestão informou que estuda medida de restrição para evitar superlotação, com barragem para turista sem hospedagem. Ilhabela liberou ocupação total de hospedagens na cidade
Fundação Florestal/Arquivo
A Prefeitura de Ilhabela (SP) liberou a ocupação da capacidade total de leitos em hospedagens. Os estabelecimentos na cidade podiam operar apenas com 70% da capacidade e o limite foi retirado em um decreto publicado nesta terça-feira (6). Apesar da liberação, a prefeitura informou que estuda medidas de restrição de turistas para evitar a superlotação da cidade (leia mais abaixo).
Depois de ter passado quatro meses fechada, sem o acesso a turistas pela balsa, a administração municipal havia liberado o funcionamento da rede hoteleira com atendimento limitado a 70% dos leitos em julho. Nesta terça-feira (7) a prefeitura decidiu derrubar a restrição, permitindo que os hotéis funcionem com a capacidade máxima.
De acordo com a secretaria de turismo, os estabelecimentos foram fiscalizados e os funcionários receberam treinamentos com responsáveis dos órgãos de saúde para a retomada. A medida é reflexo da alta na procura pela cidade como destino turístico. Segundo a secretaria, Bianca Colepicolo, desde a reabertura os hotéis trabalham com o limite da capacidade permitida e movimento de turismo contrasta com os do mesmo período de 2019.
“Setembro e outubro não fazem parte da nossa temporada, são meses de baixa. Ainda assim, estamos tendo movimento e muito além do esperado. A gente fez essa liberação para atender a demanda e ter uma recuperação desse setor, que sofreu muito com as restrições do distanciamento”, comentou.
No fim de semana, Ilhabela registrou a travessia de 9,9 mil carros de passeio na balsa. Para tentar evitar uma superlotação na cidade, a pasta planeja medidas de contenção para o que chama de um ‘turismo sustentável’. De acordo com Bianca, a prefeitura pretende barrar o acesso dos turistas de um dia — que não estão hospedados na cidade.
“A nossa expectativa de recuperação do comércio é boa. Os comerciantes estão relatando aumento no ticket médio na cidade, o que nos mostra um turismo qualificado. Vamos adotar medidas agora que nos permitam manter isso, mas com segurança. Limitando o acesso de quem não vai permanecer”.
A secretaria afirmou que tem se reunido com gestões de cidades que adotaram a medida, como Monte Verde (MG), e se reunido com comerciantes da cidade para que a restrição seja feita sem impactar restaurantes e agências de passeio, que atendem esse modelo de turista.
Ilhabela quer impor restrição de entrada na cidade, para impedir turismo de um dia
Prefeitura de Ilhabela/Divulgação
A secretaria de turismo informou que os detalhes da medida devem ser estabelecidos ainda este mês, mas não informou um prazo para que seja colocada em prática. Disse ainda que vem reforçando a fiscalização para os protocolos sanitários e investindo em ações de conscientização sobre distanciamento social e uso de máscara nos espaços públicos.
Ilhabela registra até agora 1.687 casos confirmados da doença e treze mortes, segundo a secretaria municipal de saúde.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Comentar