Aquisição do grupo colombiano Almacenes Éxito minimizou o salto das vendas em meio à pandemia de coronavíru. O GPA teve queda de 20,3% no lucro líquido do segundo trimestre, impactado por custos operacionais e outras despesas atreladas à aquisição do grupo colombiano Almacenes Éxito, que minimizaram o salto das vendas em meio à pandemia de coronavírus.
Dono das bandeiras Pão de Açúcar, Assaí e Extra, o GPA teve lucro líquido consolidado das operações no Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai de R$ 333 milhões de abril a junho, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (29).
Grupo Pão de Açúcar
Divulgação
Considerando apenas as operações continuadas, o lucro líquido do GPA subiu para R$ 274 milhões ante R$ 65 milhões no segundo trimestre de 2019.
Em novembro, a controladora do GPA, o grupo francês Casino, concluiu uma reorganização societária de seus ativos na América Latina em que o GPA incorporou o Éxito.
A receita bruta consolidada do GPA saltou 61,1% no segundo trimestre, para R$ 22,9 bilhões, dos quais R$ 17,08 bilhões vieram do Brasil.
As vendas brutas subiram 26,4% na rede de atacarejo Assaí e 13,6% na unidade chamada “multivarejo”, que envolve as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Compre Bem. As operações de comércio eletrônico dispararam 272% sobre o segundo trimestre do ano passado, como efeito do isolamento social.
Já os custos gerais, com vendas e administrativos, bem como as despesas financeiras saltaram mais de 50%, enquanto gastos com depreciação e amortização, incluindo logística, dispararam mais de 70%.
A captação de recursos para aquisição do Éxito elevou a dívida líquida do GPA para cerca de R$ 9,5 bilhões ao fim de junho ante R$ 1,4 bilhão um ano antes.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cresceu 83,2%, para R$ 1,54 bilhão, e a margem Ebitda ajustada passou de 6,6% para 7,6%.
As ações do GPA avançaram quase 11% até agora em julho, enquanto os papéis do rival Carrefour Brasil subiram quase 13%.Na segunda-feira, o Carrefour Brasil divulgou alta de quase 76% no lucro líquido, impulsionado por vendas maiores e controles de custos, citando expectativas de forte desempenho no terceiro trimestre por conta das vendas já registradas em julho.
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