Nesta quinta-feira (10), o Governo Federal regulamentou o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), com a publicação de um decreto que estabelece sua gestão pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O fundo faz parte do programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), voltado para a descarbonização e o avanço tecnológico do setor automotivo.
O FNDIT será inicialmente alimentado por uma alíquota de 2% sobre importações de produtos automotivos realizadas por empresas participantes do Mover, mas poderá receber outras fontes de financiamento ligadas a políticas públicas. O BNDES ficará encarregado de controlar o ingresso de recursos, a remuneração das disponibilidades e a aplicação dos valores. Em casos de operações reembolsáveis, o retorno dos recursos também será monitorado.
A previsão é que o fundo invista até R$ 1 bilhão em recursos não reembolsáveis nos próximos quatro anos, visando fomentar o desenvolvimento industrial e tecnológico no Brasil.
Fonte: CNN Brasil
foto: Agência Brasil – EBC
Comentar