Os ministérios da Cultura (MinC) e dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) estão unindo esforços para fortalecer os Pontos e Pontões de Cultura que atuam na promoção dos direitos humanos. A iniciativa faz parte da implementação do Protocolo de Intenções, assinado em dezembro de 2024 pelas ministras Margareth Menezes e Macaé Evaristo.
Destaques da reunião:
Expansão da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que já conta com mais de 7.200 Pontos de Cultura certificados em todo o Brasil.
Mais de 2 mil iniciativas já atuam diretamente na promoção da Cultura e Direitos Humanos, incluindo ações voltadas para infância, acessibilidade, população idosa e LGBTQIA+.
Fomento a 42 Pontões de Cultura, sendo 27 territoriais e 15 temáticos, com destaque para o Pontão Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, além dos Pontões de Acessibilidade e Cultura Infância.
Cultura como ferramenta de transformação
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, ressaltou que a Cultura Viva tem em seu DNA a promoção dos direitos humanos.
“A cultura é um direito fundamental e desempenha um papel crucial na promoção da cidadania. Ao valorizar a diversidade cultural, fortalecemos nossa democracia.”
Próximos passos
Os secretários Márcio Tavares (MinC) e Janine Mello (MDHC) destacaram que as equipes dos ministérios irão trabalhar juntas para definir estratégias, alinhar instrumentos e estabelecer um cronograma de ações.
Participação na reunião
Além dos representantes dos ministérios, participaram da discussão especialistas da área cultural e de direitos humanos, reforçando o compromisso do governo com políticas públicas inclusivas e transformadoras.
Com essa articulação, o governo busca ampliar o impacto da cultura na garantia dos direitos humanos, promovendo mais inclusão e diversidade em todo o país.
Fonte:Agência gov
Foto:Portal Gov.br
Comentar