O Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Escola e Comunidade (Proec) nesta quarta-feira (21/8), que oferece financiamento para projetos de formação destinados a fortalecer a conexão entre escolas, alunos, famílias e a comunidade. Com 26.036 escolas elegíveis em todo o Brasil, o programa visa promover a participação da comunidade no processo educacional.
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destacou a importância do programa para a educação básica, especialmente para escolas em tempo integral. “É essencial que a escola considere as dimensões que interferem na aprendizagem dos alunos”, afirmou Schweickardt.
As escolas selecionadas, baseadas em vulnerabilidade socioeconômica e complexidade de gestão, participarão de uma oficina sobre “Prevenção a Violências”, que visa desnaturalizar abusos e promover uma comunicação mais abrangente.
Para participar, secretários estaduais e municipais devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do MEC, selecionar as escolas e indicar responsáveis. Diretores devem elaborar projetos de formação no sistema PDDE Interativo e designar conselheiros escolares para auxiliar na execução. O prazo para conclusão das inscrições e projetos é 29 de setembro.
O Proec busca fomentar a parceria entre escolas, famílias e comunidades através da promoção da cidadania, cultura de paz, democracia e melhoria da qualidade da educação pública. Com a adesão dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa alcançará pelo menos uma escola em 3.623 municípios, cobrindo mais de 65% do território brasileiro.
Mais informações sobre o programa e a lista de escolas elegíveis estão disponíveis na página do Proec.
Fonte: Agência gov
foto: Governo Federal
Comentar