Últimas Notícias

Governo brasileiro prepara terceiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano para quarta-feira.

O governo brasileiro está organizando para esta quarta-feira (9) um terceiro voo de repatriação para brasileiros que se encontram no Líbano. A Embaixada do Brasil em Beirute já começou a notificar os selecionados para o embarque. A CNN teve acesso à mensagem enviada aos repatriados, que contém as instruções necessárias (veja abaixo).

Os brasileiros escolhidos devem se apresentar no aeroporto de Beirute até às 13h (19h de Brasília) e devem se deslocar por conta própria. A Embaixada do Brasil contará com um balcão identificado pela bandeira brasileira no saguão de embarque.

Para facilitar a viagem, a documentação exigida foi flexibilizada. Aqueles que não possuem passaporte ou que estão com o documento vencido poderão apresentar uma foto 3×4 no momento do embarque. A brasileira Rajaa Ibrahim, que foi selecionada para o voo junto com seus dois filhos, de 9 e 7 anos, precisou deixar a casa onde moravam, localizada a seis quilômetros do aeroporto, devido aos intensos bombardeios na região. Ela está atualmente abrigada na casa de um amigo e já preparou suas malas. Rajaa compartilhou sua felicidade ao ser notificada sobre a inclusão no voo: “Estou muito feliz, estou rezando para que dê tudo certo e que eu consiga viajar”, disse à CNN.

A Força Aérea Brasileira (FAB), que já realizou dois voos para repatriação, se prepara para fazer o trajeto até Lisboa e aguardar a autorização para seguir até Beirute. O transporte, no entanto, está sujeito às condições de segurança no local.

Fontes diplomáticas informaram que há um esforço contínuo para maximizar a ocupação da aeronave KC-30, que tem capacidade para 230 passageiros. Nos voos anteriores, foram repatriadas 228 e 227 pessoas, respectivamente. Os números foram inferiores à capacidade máxima devido a desistências de última hora, muitas vezes motivadas pela dificuldade de deixar parentes que não podem sair do país ou a impossibilidade de chegar ao aeroporto.

Nesses casos, o Itamaraty convoca mais brasileiros para tentar garantir que a aeronave decole com a capacidade completa.

Mensagem de confirmação do voo: URGENTE: EMBARQUE 9/10 13h00

A Embaixada do Brasil confirma a aprovação do seu pedido de inclusão no próximo voo de repatriação.

O ponto de encontro é o Aeroporto Internacional de Beirute. O deslocamento até o aeroporto deverá ser feito por meios próprios.

Para o embarque, por favor, esteja no Aeroporto Internacional de Beirute na quarta-feira, 9/10, às 13h00.

Haverá um balcão da Embaixada do Brasil, identificado com a bandeira brasileira, no saguão de embarque do aeroporto.

É essencial portar o original do documento de viagem que foi informado à Embaixada. Caso esteja sem seu passaporte ou ele esteja vencido, tenha consigo uma foto 3×4.

Cada passageiro do voo de repatriação poderá transportar uma mala para despacho de até 23 quilos, uma mala de mão de até 10 quilos e uma mochila de até 2 quilos. Não são permitidos, na bagagem de mão, itens proibidos em voos nacionais, como líquidos com mais de 100ml e objetos cortantes. Animais de estimação devem ser transportados em compartimentos adequados.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Jovem Pan

Tópicos