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Economia

Google tornará verificação de anunciantes obrigatória

Objetivo é tornar publicidade digital da empresa mais transparente e evitar abusos. Obrigação já existia para anúncios políticos. Google passará a exigir que anunciantes forneçam informações para conseguir comprar divulgação publicitária na plataforma.
Arnd Wiegmann/Reuters
O Google anunciou nesta quinta-feira (23) que todos os anunciantes precisam concluir processo de verificação antes de comprar espaço publicitário na plataforma. A obrigação passa a valer a partir de junho e é uma tentativa de tornar as práticas de publicidade da empresa mais transparentes.
Os anunciantes precisarão enviar documentos de identificação pessoal e incorporação de negócios que provem quem são e o país em que operam, informou a empresa em uma publicação
Desde 2018, o Google exigia verificação de identidade apenas para anunciantes políticos que compravam a divulgação de anúncios políticos.
Um processo de verificação também é frequentemente usado para filtrar anunciantes de baixa qualidade, como os que tentaram vender máscaras médicas falsas durante a pandemia de coronavírus.
A empresa disse que começará a verificação dos anunciantes em fases nos Estados Unidos, e que depois vai expandir a política globalmente. É esperado que o processo demore alguns anos para ser concluído.
O Google disse que, com isso, os usuários poderão visualizar informações sobre o anunciante por trás dos anúncios que veem, veja no exemplo:
Google irá exigir identificação de anunciantes e disponibilizará informação para usuários.
Divulgação/Google
“Essa mudança tornará mais fácil para que as pessoas possam entender quem é o anunciante por trás da publicidade que vêem no Google e ajudá-las a tomar decisões informadas quantos estiverem usando os controles de anúncio”, escreveu John Canfield, diretor de gerenciamento de produto, em publicação no blog do Google.

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