Nos dois primeiros meses de 2025, o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou 473 mil turistas estrangeiros, marcando o maior fluxo para o período desde 1977. O crescimento expressivo é resultado da reestruturação da malha aérea, que ampliou voos internacionais para a capital fluminense.
A redistribuição de voos no Aeroporto Santos Dumont, aliada a um esforço conjunto do Ministério do Turismo, da Prefeitura do Rio e do Governo Federal, fortaleceu o Galeão como uma das principais portas de entrada de turistas no Brasil.
“Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Turismo internacional no Brasil cresce 57%
No primeiro bimestre de 2025, o Brasil registrou 2.810.553 chegadas de turistas estrangeiros, um crescimento de 57% em relação a 2024. Os dados são do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Ações para fortalecer a conectividade aérea
O Ministério do Turismo tem investido em diversas estratégias para ampliar a conectividade aérea e atrair mais visitantes ao Brasil. Entre elas:
Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI): Em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur, o programa investiu R$ 3,3 milhões no primeiro edital e captou mais de 70 mil assentos em voos internacionais.
Programa “Conheça o Brasil: Voando”: Protocolo de intenções com companhias aéreas nacionais para expandir a oferta de stopover, permitindo que viajantes façam paradas estratégicas antes do destino final, sem custo adicional.
Campanhas de marketing conjuntas e plotagem de aeronaves com imagens de destinos turísticos brasileiros para promover o país no exterior.
Brasil ganha destaque internacional com escritório da ONU Turismo
O Governo Federal também ampliou sua presença no cenário global do turismo com a inauguração do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro, o primeiro das Américas e do Caribe. A unidade será fundamental para atrair turistas, eventos e investimentos ao Brasil, consolidando o país como um dos destinos mais competitivos do mundo.
Fonte/Foto:Agência Gov – EBC
Comentar