O mineiro Gabriel Araújo e a paulista Beth Gomes foram escolhidos como porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, que acontecerá amanhã (28) em Paris. Ambos são campeões mundiais e medalhistas de ouro, representando as modalidades com o maior número de pódios para o Brasil na história dos Jogos: atletismo e natação.
Gabriel Araújo, de 22 anos, é um jovem talento da natação e conquistou ouro nos 200m livre e nos 50m costas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021, na classe S2. “Fiquei muito feliz e emocionado. É uma honra carregar nossa bandeira. Quando soube, meu coração estava quase pulando de tanta alegria”, disse Gabriel, que nasceu com focomelia, uma condição congênita que afeta a formação dos braços e pernas.
Beth Gomes, de 59 anos, é uma veterana do atletismo na Classe F53. Ela se destacou com o ouro no lançamento de disco nos Jogos de Tóquio e conquistou títulos mundiais na mesma prova e no arremesso de peso em Paris, no ano passado. “Quando me disseram que eu seria a representante do Brasil na abertura, chorei muito. Isso representa tanto para mim, após quase 30 anos no esporte paralímpico. Vou levar isso como um legado”, afirmou Beth, que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993, quando ainda jogava vôlei.
Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, Gabriel e Beth são exemplos notáveis do sucesso do Brasil nos últimos três anos. “Eles tiveram desempenhos impressionantes desde os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Temos a certeza de que orgulharão os compatriotas ao entrar na Champs-Élysées com a bandeira brasileira”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos em Atenas 2004 e Pequim 2008.
Gabriel e Beth são parte do programa Bolsa Atleta, patrocinado pelo Governo Federal. Dos 280 atletas brasileiros em Paris, 274 fazem parte da iniciativa do Ministério do Esporte, que cobre 97,8% dos competidores. Os seis atletas que não participam atualmente incluem quatro que estiveram em editais anteriores e dois guias para atletas com deficiência visual.
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos seguirá um formato inovador, com um desfile dos seis mil atletas, representando 184 nações, passando pela Champs-Élysées até a Praça da Concórdia. “Estou ansioso para mostrar esse espetáculo que vai transformar o coração de Paris, destacando os atletas paralímpicos e os valores que representam”, afirmou Thomas Jolly, diretor artístico da cerimônia.
O Brasil possui um total de 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, distribuídas em 11 edições: 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes. As modalidades que mais garantiram pódios são o atletismo (170 medalhas), a natação (125 medalhas) e o judô (25 medalhas).
Fonte/foto: Blog do Riella
Comentar