Frente fria e ciclone causam chuva em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul; veja previsão para as capitais thumbnail
Meio Ambiente

Frente fria e ciclone causam chuva em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul; veja previsão para as capitais

Capital paulista tem alívio no calor após órgão da prefeitura registrar a tarde mais quente do ano. Nesta quinta (9), há chance de queda de granizo e rajadas de vento de 50 a 80 km/h em parte do Brasil. Veja os destaques da previsão do tempo
A chegada de uma frente fria e de um ciclone extratropical em meio ao ar abafado criam instabilidade e devem deixar a quinta-feira (9) chuvosa, com possibilidade de raios e de vento forte, em parte de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, de acordo com o Climatempo.
Cerrado é fundamental para evitar racionamento no Brasil; entenda elo com a crise
Em São Paulo, a mudança do tempo ocorre após o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura registrar a máxima de 35,6°C em Itaquera, na zona leste da cidade. Segundo o CGE, foi a tarde mais quente do ano, já que a média da temperatura máxima alcançou os 33,9°C, superando os 33,7°C registrados em 30 de janeiro.
Queda de granizo
De acordo com a previsão do serviço de meteorologia Climatempo, há chance de queda de granizo pontual e de rajadas de vento de 50 a 80 km/h. A instabilidade poderá ser sentida, principalmente: no centro-oeste e sul de São Paulo; no leste e no norte do Paraná, incluindo Curitiba; e no sul, no centro-leste e no norte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. O tempo também fica carregado no noroeste do Mato Grosso.
“O sol ainda aparece sobre Cuiabá e extremo sul de Goiás, mas, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e há risco para pancadas de chuva com até forte intensidade a partir da tarde”, aponta o ‘Climatempo.
A região Norte do país também deverá ter ocorrência de temporais, com “tempo bastante instável por todo o estado de Rondônia, incluindo a capital Porto Velho, áreas do leste do Amazonas, entre Manaus, Capitari e Manicoré e no sudoeste do Pará”.
Temperaturas mínimas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta seu informativo semanal e projetou como serão as temperaturas mínimas pelo Brasil até o dia 13. Considerando o horário de referência de 6h, as estimativas são:
Norte: menores temperaturas variam entre 22°C e 28°.
Centro-Oeste: 18°C na faixa centro-sul do Mato Grosso do Sul e ao leste de Goiás e Distrito Federal.
Sudeste e Nordeste: as menores temperaturas ficam com valores próximos aos 16°C. Na Região Nordeste, se localizam na faixa centro-sul e centro-norte da Bahia. Na Região Sudeste, as menores temperaturas se concentram em áreas que se estendem do sudeste ao centro-norte de Minas Gerais, com valores próximos aos 14°C em áreas pontuais.
Sul: as menores temperaturas ficam abaixo dos 16°C, ao centro-sul do Paraná, 8°C em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, aumentando para 10°C a 12°C ao sul do Rio Grande do Sul podendo ocorrer geada fraca durante o período.
Previsão para as capitais nesta quinta, segundo o Climatempo:
Aracaju
Quinta-feira: 28ºC / 23ºC
Belém
Quinta-feira: 34ºC / 22ºC
Belo Horizonte
Quinta-feira: 34ºC / 16ºC
Boa Vista
Quinta-feira: 34ºC / 22ºC
Brasília
Quinta-feira: 34ºC / 19ºC
Campo Grande
Quinta-feira: 25ºC / 18ºC
Cuiabá
Quinta-feira: 31ºC / 25ºC
Curitiba
Quinta-feira: 20ºC / 14ºC
Florianópolis
Quinta-feira: 23ºC / 17ºC
Fortaleza
Quinta-feira: 32ºC / 23ºC
Goiânia
Quinta-feira: 35ºC / 22ºC
João Pessoa
Quinta-feira: 29ºC / 21ºC
Macapá
Quinta-feira: 35ºC / 23ºC
Maceió
Quinta-feira: 29ºC / 22ºC
Manaus
Quinta-feira: 29ºC / 23ºC
Natal
Quinta-feira: 31ºC / 21ºC
Palmas
Quinta-feira: 38ºC / 22ºC
Porto Alegre
Quinta-feira: 21ºC / 14ºC
Porto Velho
Quinta-feira: 29ºC / 24ºC
Recife
Quinta-feira: 29ºC / 22ºC
Rio Branco
Quinta-feira: 33ºC / 23ºC
Rio de Janeiro
Quinta-feira: 32ºC / 20ºC
Salvador
Quinta-feira: 29ºC / 22ºC
São Luís
Quinta-feira: 31ºC / 24ºC
São Paulo
Quinta-feira: 30ºC / 18ºC
Teresina
Quinta-feira: 37ºC / 25ºC
Vitória
Quinta-feira: 31ºC / 19ºC
G1 no Youtube

Tópicos