Direto do Planalto

FOGUETE SUL COREANO A CAMINHO PARA LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA (BRASIL)!

O lançamento da empresa Innospace será um marco para nosso Programa Espacial.

Durante a gestão do Ministro Astronauta Marcos Pontes no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no Governo Jair Bolsonaro obtivemos muitos avanços no setor espacial para o 🇧🇷.

Entre eles:
1. A operação do Satélite SGDC, que atualme te leva internet para mais de 3.000.000 de alunos em escolas rurais e localidades remotas.

2. Lançamento de 4 satélites, incluindo o Amazônia 1 com tecnologia nacional.

3. Aumento da capacidade de monitoramento da Amazônia.

4. Autorização de centenas de milhões de reais do FNDCT para projetos do INPE, universidades e empresas do setor aeroespacial para desenvolvimento de foguetes e satélites.

5. Criação da olimpíada de satélites para preparar futuras gerações de engenheiros aeroespaciais.

6. Inclusão do Brasil no Programa Artemis da NASA, que permite participação de estudantes, startups e pesquisadores em missões para a Lua, Marte e espaço profundo.

Entre outros avanços…

Quanto ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), depois de 20 anos de atraso, logo no primeiro semestre de nosso Governo aprovamos no Congresso o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os EUA, essencial para a operação comercial para gerar mais de US$ 3 Bilhões por ano para nosso Programa Espacial.

Além disso, o Governo Jair Bolsonaro resolveu um problema de 36 anos para as agrovilas Quilombolas da região de Alcântara: titulação de terras!

Ainda, desenvolvemos em parceria com instituições de âmbito Federal, Estadual e Municipal, incluindo as comunidades quilombolas, o Plano de Desenvolvimento Integrado de Alcântara (PDI CEA), para o desenvolvimento sustentável e eficiente da região.

A AEB/MCTI já realizou edital para operação de empresas internacionais em Alcântara sob controle da FAB.

O lançamento da Innospace representa o primeiro foguete internacional no novo modo de operação do CEA.

Neste mês de Dezembro de 2022, graças a nossa gestão no MCTI, Alcântara decola para um novo futuro do Programa Espacial Brasileiro e para o desenvolvimento econômico e social de toda a região de Alcântara!

Tópicos