A Fiocruz anunciou, nesta sexta-feira (4), o lançamento do catálogo “Saúde na Mesa: serviços de alimentação saudável e artesanal para eventos”. A publicação destaca o trabalho de 20 mulheres e grupos solidários que atuam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável.
As profissionais retratadas no catálogo incluem negras, quilombolas, periféricas e agricultoras urbanas, que utilizam ingredientes frescos da estação, adquiridos em feiras agroecológicas e da agricultura familiar. O material tem como objetivo auxiliar gestores e organizadores de eventos na escolha de fornecedores que priorizam refeições nutritivas e equilibradas, em substituição a lanches ultraprocessados.
Alimentação Saudável como Ferramenta de Transformação Social
Além de divulgar serviços voltados a diferentes necessidades alimentares — como opções veganas, vegetarianas, sem glúten e sem lactose —, o catálogo apresenta iniciativas que impulsionam o desenvolvimento comunitário. Um exemplo é a Cozinha Coletiva e Solidária Mulheres em Ação, localizada na Serra da Misericórdia, que não apenas gera renda para mulheres da região, mas também oferece alimentação para crianças da escolinha popular do Centro de Integração da Serra da Misericórdia (CEM).
Para celebrar a iniciativa, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, promoveu o banquete Saúde na Mesa, reunindo mil participantes e um cardápio elaborado pelos 20 grupos mapeados no catálogo. Entre os pratos servidos, destacaram-se costela com jambu e tucupi, carne louca de pato com molho de laranja, mini acarajés e açaí agroecológico.
Impacto e Sustentabilidade
A líder do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA/Fiocruz), Wanessa Natividade, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da alimentação saudável em espaços institucionais. “Priorizar alimentos locais e sustentáveis melhora a qualidade das refeições e fortalece a produção regional, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável”, afirmou.
O catálogo Saúde na Mesa faz parte do Programa Fiocruz Saudável e foi desenvolvido em parceria com a Agenda de Saúde e Agroecologia da VPAAPS/Fiocruz e a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST). A iniciativa representa mais um passo na busca por uma alimentação mais acessível, saudável e socialmente responsável.
Voz de Brasília
fonte:agência gov
foto:foto da web
Comentar