Ave foi levada para a Polícia Militar Ambiental, em Rosana, e será encaminhada para o Hospital Veterinário da Cidade da Criança, em Presidente Prudente. Suindara foi resgatada em Rosana
Polícia Militar Ambiental
Uma coruja suindara (Tyto furcata) foi resgatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros, em Rosana, nesta segunda-feira (8). A ave foi encaminhada para a Polícia Militar Ambiental.
A polícia informou ao G1 na tarde desta terça-feira (9) que a ave é um filhote e será destinada nesta quarta-feira (10) para o Hospital Veterinário da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, onde passará por triagem com médico veterinário.
Suindara
A Suindara é amplamente encontrada em todos os continentes exceto em regiões muito frias. Ocorre em todo Brasil. Habita em campos, bosques e áreas urbanas.
Se alimenta de pequenos vertebrados como roedores, marsupiais, morcegos, anfíbios, répteis, pequenas aves e insetos. Ingere o alimento inteiro. No estômago, há a separação dos pêlos, ossos e outras partes não digeríveis, as quais formam pelotas, posteriormente regurgitadas.
Seu ninho é feito em forros de edificações, como casas e igrejas. A postura é de 4 a 7 ovos, sendo o período de incubação de 32 dias. Esses ovos são postos sobre uma camada de pelotas de regurgitação. Dentro de 50 dias os filhotes já estão aptos a voar. Normalmente, não se separam de seus pais até os 3 meses de vida.
É conhecida também como coruja-de-igreja e coruja-das-torres por nidificar nesses locais. Essa ave adaptou-se muito bem às edificações das cidades. Seu comprimento é de 37centímetros e a envergadura de até 90 centímetros. Seu peso chega a 500 gramas.
Suindara foi resgata pelo Corpo de Bombeiros em Rosana
Facebook/Corpo de Bombeiros/Reprodução
O grito da suindara é fortíssimo, conhecido como rasga-mortalha, que emite frequentemente durante o vôo. Possui hábito noturno. Durante o dia dorme às vezes entre as folhas das palmeiras.
Caça suas presas utilizando a audição, na qual possui dois discos faciais bem destacados, no formato de um coração, ajudando a levar o som até a entrada do ouvido externo. Caçam a noite toda. É considerada uma das aves mais “úteis” do mundo, no que se refere à economia do homem, pois consomem muitos roedores, principalmente nas proximidades de habitações humanas. Através das pelotas regurgitadas pode-se saber qual foi o alimento ingerido, através da análise dos ossos, pelos e penas.
Existem muitas crendices e superstições sobre as corujas, trazendo antipatia e medo para as pessoas, a fama de agourentas é em razão disso, sendo uma grande injustiça, pois proporcionam benefícios ao homem pelo controle de insetos e principalmente de roedores nas cidades. Já para os índios e os gregos da Antiguidade as corujas são símbolo de sorte e de sabedoria.
Suindara foi resgatada em Rosana
Reprodução
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.
Comentar