Serão barrados conteúdos que liguem vacinas contra Covid a Alzheimer e que desaconselhem vacinação para quem estiver menstruada, entre outras desinformações. Facebook atualiza lista de informações falsas que serão deletadas de publicações na rede social.
Getty Images via BBC Brasil
O Facebook informou que atualizou a lista de fake news sobre a Covid-19 e as vacinas contra a doença que poderão levar à derrubada de posts na plataforma. A medida, que entra em vigor nesta quarta-feira (21), vale também para o Instagram.
De acordo com a empresa, as alegações já foram refutadas pelas autoridades de saúde pública e foram identificadas como “possíveis contribuidoras de danos físicos iminentes”.
As desinformações que passam a ser barradas são:
As vacinas contra a COVID-19 causam Alzheimer, doença de Príon, paralisia de Bell, disfunções eréteis e Magnetismo;
Não é seguro para mulheres menstruadas serem imunizadas contra o coronavírus;
Estar perto de pessoas vacinadas causa efeitos adversos em pessoas não imunizadas;
Coronavírus não é transmitido pelo ar;
Máscaras faciais contém nano vermes e partículas nocivas.
LEIA TAMBÉM: O que é fato ou fake sobre a pandemia
Segundo o Facebook, quando uma desinformação sobre Covid-19 não apresentar “risco de contribuir para danos físicos iminentes”, a publicação continuará sendo rotulada, de modo a reduzir a visibilidade do conteúdo.
A plataforma também se compromete a promover informações confiáveis sobre a Covid e as vacinas, além de manter parcerias com organizações independentes de verificação de fatos para identificar as publicações com informações falsas.
Comentar