Exportação de petróleo do Brasil sobe 40% no início de maio; preço cai pela metade thumbnail
Economia

Exportação de petróleo do Brasil sobe 40% no início de maio; preço cai pela metade

Os embarques do país seguem fortes com a Petrobras contando com a demanda firme da China. Exportação de petróleo chegou a 308 mil toneladas na primeira semana de maio
Divulgação/Petrobras
A exportação de petróleo do Brasil atingiu cerca de 308 mil toneladas ao dia na primeira semana de maio, aumento de 40,4% na comparação com o resultado do mesmo mês do ano passado, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (11)
Com isso, o Brasil já exportou no 1,5 milhão de toneladas nos primeiros cinco dias úteis do mês, versus 4,8 milhões em todo o mês de maio de 2019. Os embarques do país seguem fortes com a Petrobras contando com a demanda firme da China.
Em abril, a estatal exportou um volume recorde de petróleo, e até revisou para cima uma previsão de produção que havia reduzido, em meio aos impactos da Covid-19 na demanda.
De outro lado, os preços do petróleo exportado recuaram quase 50% na comparação com maio de 2019, em um momento em que os contratos futuros da commodity estão em mínimas de vários anos.
As exportações de minério de ferro e seus concentrados atingiram aproximadamente 1 milhão de toneladas ao dia no início de maio, versus 1,36 milhão no mesmo período do ano passado, enquanto o preço teve queda de quase 1 dólar, para 64,3 dólares por tonelada.
Carlos Alberto Sardenberg analisa como a Petrobras será impactada pela crise do petróleo

Tópicos