Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o banimento do petróleo e gás da Rússia no país. “A medida foi tomada junto com nossos aliados para responder a essa agressão russa”, explicou.
Com isso, permanece a instabilidade nos preços do petróleo Brent, que ontem estava na casa dos 130 dólares o barril. No Brasil, teme-se impacto imediato nos preços dos combustíveis.
A suspensão dos EUA aumenta a lista de sanções que já foram implementadas pelos países do Ocidente contra o governo do Presidente Vladimir Putin desde a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.
Cerca de 8% do petróleo consumido pelos EUA atualmente é comprado da Rússia. Preocupa ver que o preço da gasolina nos Estados Unidos já subiu 0,75 dólares.
Após a declaração de Joe Biden, espera-se a adoção de suspensão também por países europeus integrantes da OTAN, o que agravará a crise.
EUA buscam aproximação com a Venezuela e até com o
Irã, para compensar o baque na compra de petróleo.
E o conflito na Ucrânia prossegue, mas ontem os corredores solidários, para deslocamento de populações em risco, funcionaram.
Cerca de dois milhões de ucranianos já fugiram do país, que tem população total de 46 milhões de pessoas.
SENADO – Diante das notícias preocupantes sobre o petróleo, o Senado pautou para hoje a votação de dois projetos que visam conter a explosão dos preços dos combustíveis no Brasil.
O PLP 11/2020 determina alíquota unificada e em valor fixo para o ICMS sobre combustíveis em todo o país.
E o PL 1.471/2021 cria uma conta para financiar a estabilização dos preços.
FERTILIZANTES – Com o risco da falta de fertilizantes no Brasil, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vai ao Canadá para participar de reuniões com exportadores dos produtos, de 12 a 15 deste mês. O Canadá é o maior exportador de potássio do mundo.
Por sua vez, a Embrapa vai promover ação dentro do Plano Nacional de Fertilizantes, para reduzir a dependência brasileira na importação do produto.
Técnicos da empresa estatal visitarão 30 polos produtivos de nove macrorregiões agrícolas do Brasil.
A meta é economizar 20% no uso dos fertilizantes no Brasil já na safra 2022/23, levando aos produtores alternativas para otimizar o uso nas plantações.
É esperada redução de 1 bilhão de dólares nos custos do produtor rural brasileiro.
PROTESTO – O cantor Caetano Veloso promete reunir hoje, a partir das 15 horas, em frente ao Congresso, mais de 30 artistas famosos, em “ato público a favor da terra, em defesa do meio ambiente e pela legislação ambiental”.
É possível que o protesto seja fortalecido pela presença de integrantes do MST (Sem-Terra) e lideranças indígenas, que chegaram ontem a Brasília.
A mobilização reage contra projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado, flexibilizando o licenciamento ambiental, a liberação de novos agrotóxicos, a exploração mineral, a agropecuária em terras indígenas, abertura de unidades de conservação para exploração comercial, entre outros temas.
BRASIL – Média Móvel de Mortes pela Covid-19 no Brasil subiu ontem de 429 para 457.
Estado de São Paulo anuncia que vai autorizar hoje a liberação total do uso de máscaras, como aconteceu no Rio de Janeiro.
CARROS – Produção de veículos no Brasil teve queda de 15,8% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2021.
Em comparação com janeiro deste ano, no entanto, o número representa uma alta de 14,1%.
Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram montadas em fevereiro deste ano 165,9 mil unidades.
As vendas de veículos novos em fevereiro sofreram retração de 22,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Foram emplacadas 129,3 mil unidades no segundo mês de 2022.
A variante ômicron e a falta de componentes para a produção de veículos afetaram o setor nos dois primeiros meses do ano.
Agora, a guerra na Europa preocupa o setor.
MULHER – Governo Federal lançou medidas voltadas ao público feminino.
Um decreto cria o programa Mães do Brasil, no âmbito do Ministério da Mulher, para fortalecer as políticas de proteção e assistência integral à gestante e à maternidade.
Foi editado decreto que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino e criado o Comitê de Empreendedorismo Feminino.
Bolsonaro sancionou o projeto que altera a lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha). Fica determinado o registro imediato, pela autoridade judicial, das medidas protetivas de urgência deferidas em favor da mulher em situação de violência doméstica e familiar ou de seus dependentes.
GESTANTE – Presidente Bolsonaro sancionou o projeto que regulamenta o retorno da empregada gestante — inclusive a doméstica não imunizada contra a Covid-19 — às atividades de trabalho presencial.
A matéria altera a lei nº 14.151, de 2021, que garante o afastamento da funcionária grávida do trabalho presencial com remuneração integral durante a pandemia.
A nova lei prevê que a empregada gestante deve retornar à atividade presencial nas seguintes hipóteses: encerramento do estado de emergência; após a vacinação, a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização; se ela se recusar a se vacinar, com termo de responsabilidade; ou se houver aborto espontâneo, com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
ABSORVENTES – Foi assinado pelo Presidente Bolsonaro decreto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.
Serão ofertados gratuitamente absorventes higiênicos femininos a mulheres e haverá garantia de outros cuidados básicos para a saúde menstrual.
HACKERS – Plataforma de e-commerce Mercado Livre informa que dados de 300 mil usuários foram acessados por hackers.
Afirma não ter encontrado evidências de acesso ou comprometimento das senhas de usuários.
EMAGRECEDORES – Anvisa divulgou lista de 140 compostos proibidos com funções emagrecedoras.
Os medicamentos são questionados após a morte da enfermeira Mara Abreu e da cantora Paulinha Abelha.
PENHORA – Supremo Tribunal Federal decidiu que locadores de imóveis comerciais podem penhorar bens de família do fiador para garantir o recebimento de valores, em caso de descumprimento contratual pelo locatário.
Ministro Alexandre de Moraes afirmou ser constitucional a penhora. O julgamento interessa, sobretudo, às empresas do setor imobiliário.
UBER – Aplicativo Uber Eats deixou, desde ontem, de realizar entregas de comidas para os restaurantes no Brasil.
A medida já havia sido anunciada em fevereiro.
A decisão pode ter sido tomada devido à dominação de mercado pelo principal concorrente, o iFood, que detém 70% do setor.
Também teve como causa a fixação de normas mais intensas de proteção trabalhista aos entregadores.
ECONOMIA – Dólar fechou ontem a R$ 5,053, com recuo de 0,52%.
Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, atingiu 111.203 pontos, com recuo de 0,35%.
Por RENATO RIELLA
Comentar