Estudo nos EUA aponta riscos em 'reciclagem' de números de celular cadastrados em serviços e redes sociais thumbnail
Economia

Estudo nos EUA aponta riscos em 'reciclagem' de números de celular cadastrados em serviços e redes sociais

Consumidores que abandonam linhas e mantêm números cadastrados em serviços digitais correm risco de roubo de contas, alertam pesquisadores. Números ‘reciclados’ podem permitir que criminosos encontrem uma ‘trilha’ capaz de revelar várias informações sobre os dono
Free-Photos/Pixabay/CC0 Creative Commons
Uma dupla de pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, analisou informações referentes a 259 números de telefone celulares para verificar se eles podiam ser usados em alguma fraude envolvendo a “reciclagem de número” – quando uma linha é abandonada pelo antigo dono.
Kevin Lee e Arvind Narayanan, que realizaram o levantamento, descobriram que 215 dos 259 números (83%) já tinham pertencido a outra pessoa e estavam sendo novamente comercializados pelas operadoras.
O estudo concluiu que esses números podem permitir que criminosos encontrem uma “trilha” capaz de revelar várias informações sobre os donos. Até contas em redes sociais, lojas on-line ou serviços de pagamento podem estar em risco.
Segundo os pesquisadores, 171 números reciclados puderam ser associados a informações pessoais cadastradas em bancos de dados. Ou seja, foi possível identificar o nome ou até o endereço aproximado do dono em alguns casos.
A mesma quantidade de linhas também estava vinculada a serviços digitais em contas na Amazon, PayPal, Yahoo e Facebook.
Ou seja, o antigo dono cadastrou seu número nesses serviços e não atualizou o cadastro quando abandonou a linha.
Os responsáveis pelo estudo alertaram que os números poderiam ser usados para redefinir a senha e violar as contas dessas pessoas.
VÍDEO: Como ficar de olho em fraudes em meu nome?
Em 100 casos analisados, havia uma conta de e-mail vinculada ao número.
A conta de e-mail, por sua vez, pode ser usada para procurar informações presentes em vazamentos de dados, o que pode revelar as senhas do antigo dono daquele número, o que pode contribuir com as violações.
Muitos dos apontamentos feitos pelo estudo são válidos apenas para o mercado norte-americano e dependem da possibilidade de optar pela compra de números específicos.
Contudo, usuários ainda podem correr perigo sempre que deixam números de telefone abandonados em cadastros on-line ou no WhatsApp.
WhatsApp e linha cancelada: o novo dono do número poderá ver suas mensagens?
Saiba o que fazer se uma linha de telefone for cadastrada em seu CPF e o risco de usar um chip em nome de outra pessoa
Para evitar esses riscos, os pesquisadores recomendam que usuários descadastrem seus números de telefone de todos os serviços quando abandonarem uma linha.
Donos de linhas “recicladas” também devem tomar cuidado para não cair em golpes.
Após a realização do estudo, algumas operadoras nos Estados Unidos atualizaram suas orientações aos clientes e o manual de atendimento para incluir essas recomendações.
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com
Veja dicas para se manter seguro on-line

Tópicos