A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou nesta sexta-feira (17/1) a importância do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro , reafirmando que o projeto é uma prioridade para o governo. Durante a reabertura de 200 leitos no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) , na Zona Norte do Rio, um ministro enfatizou os esforços para integrar as unidades federais ao Sistema Único de Saúde (SUS) de forma mais eficiente.
Reabertura de leitos e novos investimentos
Os leitos reabertos no HFB estão distribuídos entre 88 de enfermaria e 12 de UTI , com previsão de reabrir mais 118 leitos até o final de janeiro . Além disso, a emergência da unidade deverá ser reativada ainda este mês.
“Hoje foi a entrega da primeira etapa desse trabalho, após 90 dias de intenso esforço do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Estamos cumprindo o que prometemos: ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer o SUS”, afirmou Nísia Trindade.
A ministra ressaltou a relevância do HFB, que é referência em diversos tratamentos, como cirurgias de transplante, e atende uma população que depende diretamente da unidade.
Avanços no Plano de Reestruturação
O plano já está em andamento em quatro hospitais federais :
Hospital Federal de Bonsucesso (HFB)
Hospital Federal do Andaraí (HFA)
Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF)
Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE)
O HFA e o HFCF foram municipalizados em dezembro de 2024, com o objetivo de dobrar o número de atendimentos. Para isso, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões à Prefeitura do Rio de Janeiro, além de prever a incorporação de R$ 610 milhões para atendimento de média e alta complexidade (teto MAC).
Integrações e modernizações
Outras ações em andamento incluem:
Fusão do HFSE com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle : Essa integração contribuiu para a capacidade de atendimento para 500 leitos , além de ampliar a oferta de vagas de residência médica.
Parceria entre o Hospital da Lagoa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) : A proposta busca integrar o Instituto Fernandes Figueira (IFF) ao hospital, fortalecendo as áreas de pediatria e saúde da mulher.
Reformas no Hospital de Ipanema : A unidade passará por modernizações e melhorias estruturais nos próximos meses.
Contratação de novos profissionais
Desde outubro de 2024, o HFB, sob gestão do GHC, contratou 2 mil novos funcionários , incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem, para suprir a procura crescente e garantir um atendimento de qualidade.
“Os hospitais são solução, não problema”
Para o ministério, os hospitais federais, muitas vezes vistos como uma entrada, são peças fundamentais no fortalecimento da saúde pública. “Estamos executando um trabalho sólido e consistente para entregar o melhor à população. Nosso compromisso é com um SUS mais forte e acessível”, concluiu Nísia Trindade.
Com essas medidas, o governo busca atender às necessidades de saúde de milhões de brasileiros, ampliando o acesso e garantindo investimentos em infraestrutura
Fonte:Agência gov
Foto:Portal Gov.br
Comentar