Rio de janeiro Saúde Últimas Notícias

Escândalo no RJ: Seis Pacientes Contraem HIV após Transplantes devido a Exames Falsos de Doadores.

Seis pacientes no Rio de Janeiro foram divulgadas com HIV após receberem órgãos de doadores exames de sangue deram falsos negativos para o vírus. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou os casos e, junto com a Anvisa e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), iniciou uma investigação. A situação foi considerada inédita pela secretária de saúde Clá

O problema foi identificado em 10 de setembro, quando um paciente transplantado apresentou sintomas neurológicos e testou positivo para HIV. Ele não tinha o vírus antes do procedimento. A partir disso, os órgãos de outros receptores do mesmo doador foram analisados, confirmando mais dois casos. Uma semana depois, mais um receptor testou positivo, elevando o número total de infectados para seis.

Os exames dos doadores foram realizados pelo laboratório PCS, contratados pela SES-RJ em dezembro de 2023. A investigação revelou que o laboratório não possuía os kits adequados para os testes e não tinha documentos comprovando a aquisição dos mesmos. A suspeita é que os resultados dos exames foram forjados.

Diante do ocorrido, o serviço do laboratório foi suspenso e todos os exames passaram a ser feitos pelo Hemorio. A SES-RJ instalou uma comissão para dar suporte médico e psicológico às vítimas e reavaliar as amostras de sangue armazenadas desde dezembro de 2023. Além disso, o laboratório PCS Lab afirmou que está realizando uma sindicância interna para apurar responsabilidades e garantiu que dará apoio aos pacientes e sua família

O caso segue em investigação, e a SES destacou a gravidade da situação, afirmando que, desde 2006, o programa de transplantes do estado já salvou mais de 16 mil vidas.

Fonte:CNN Brasil
Foto:UOL Notícias

Tópicos