As investigações sobre irregularidades nos descontos de aposentadorias do INSS revelaram que uma liga de beach tennis no Rio de Janeiro alterou seu nome e objeto para se tornar uma associação de aposentados. Esta nova entidade pediu um “acordo de cooperação técnica” com o INSS, permitindo a cobrança de mensalidades diretamente da folha de pagamento dos aposentados, em troca de supostos benefícios.
Ligada ao empresário Maurício Camisotti, identificado como o suposto “beneficiário final” dos descontos, a associação é parte de um esquema que movimentou R$ 150 milhões em quatro anos. Camisotti nega qualquer irregularidade. Três das entidades associadas a ele conseguiram acordos com o INSS, resultando em faturamento mensal de R$ 56 milhões, gerando milhares de processos de aposentados que desconheciam esses descontos.
Uma das associações, o Instituto Nacional dos Aposentados (Inapo), foi originalmente registrada como Liga Nacional de Beach Tennis em 2016. Com várias mudanças de nome e diretores, a entidade cresceu de apenas três filiados para mais de 650 mil associados em um ano. As investigações, que incluem a Polícia Civil e o MPSP, levantaram suspeitas de que Camisotti usou essas associações para lucrar com descontos indevidos.
O escândalo levou a investigações adicionais pelo Tribunal de Contas da União e pela Polícia Federal, resultando na exoneração do diretor de benefícios do INSS. Em nota, a assessoria de Camisotti afirmou que não comenta informações privadas ou procedimentos em curso.
Fonte: metropoles
Foto: Olhar Digital
Comentar