O governo brasileiro convocou o embaixador Júlio Bitelli a Brasília nesta segunda-feira (15) para consultas, uma medida diplomática que usualmente expressa um protesto. Segundo o Itamaraty, o objetivo é discutir de maneira detalhada e pessoal os principais temas da relação entre Brasil e Argentina com autoridades brasileiras.
Espera-se que Bitelli retome suas funções em Buenos Aires na semana que vem. Durante sua estadia na capital federal, o embaixador teve reuniões com o chanceler Mauro Vieira e participou de um almoço oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado em honra ao presidente da Itália, Sergio Mattarella.
A decisão de convocar o embaixador surge em meio a uma deterioração nas relações entre Lula e o presidente Javier Milei, especialmente após o líder argentino participar de uma conferência conservadora em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde estiveram presentes o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras figuras da extrema-direita brasileira. A ausência de Milei na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no Paraguai, também gerou críticas.
fonte: blog do Riella
foto: InfoMoney
Comentar