Ministro Gilson Machado Neto participa de roadshow do projeto Nordeste Arretado em Maceió (AL). Crédito: Pedro França/MTur
Turismo

Em Maceió (AL), ministro do Turismo participa de roadshow do projeto Nordeste Arretado

Gilson Machado Neto prestigiou evento que busca promover, de forma conjunta, atrativos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio do Norte

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta terça-feira (25.01), em Maceió (AL), de um roadshow do Nordeste Arretado. O projeto, lançado em 1º de dezembro de 2021, une Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio do Norte com o objetivo de estimular, de forma conjunta, a realização de roteiros integrados a partir da extensa ligação aérea e rodoviária da região. Já o roadshow é uma ação itinerante de capacitação, promoção e apoio à comercialização de destinos por agentes de viagem, operadores, imprensa e influenciadores.

O evento foi palco de um painel com o ministro do Turismo e representantes dos órgãos oficiais de Turismo dos quatro estados envolvidos. Até 15.02, também haverá ações em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Cuiabá e Campo Grande.

O ministro Gilson Machado Neto salientou as facilidades e o potencial que os quatro destinos têm para atrair turistas do Brasil e do exterior. “São quatro aeroportos internacionais num raio de 200 km, numa região repleta de praias belíssimas, de muitas opções de gastronomia, cultura, hospedagem e transporte”, disse. “Essa união de esforços faz dessa rota um dos melhores destinos de turismo da América Latina”, declarou Machado Neto.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, celebrou a iniciativa conjunta. “Queria parabenizar os outros estados, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que demonstram que o povo nordestino, junto, é mais forte para chegar a um objetivo em comum”, comentou.

Já Vitor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil, responsável pela plataforma do projeto, frisou que o Nordeste Arretado é, acima de tudo, inovador. “Hoje iniciamos um novo jeito de fazer turismo no Brasil. Esse evento tem o objetivo de apresentar o que é o Nordeste Arretado, e cada estado, depois, vai ter sua iniciativa”, explicou.

ROTA – O site do projeto, apoiado pelo Ministério do Turismo, lista atrações disponíveis nos destinos e incentiva o turista a conhecer localidades dos quatro estados em uma única viagem. As opções se dividem em diferentes experiências, envolvendo agito, cultura, família, ecoturismo, gastronomia, história e romance. O portal também oferece um dicionário com palavras usadas na região, favorecendo a integração do turista com a realidade local (Acesse aqui).

AGENDAS – Ainda em Maceió, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com representantes do trade turístico alagoano para debater o transporte de turistas e ações de fortalecimento do setor. Na sequência, Machado Neto esteve em um monumento recém-instalado na capital alagoana: uma cadeira de praia gigante, que tem atraído visitantes nacionais e estrangeiros.

Na Capitania do Portos de Alagoas, o ministro do Turismo se encontrou com o capitão Wendell Petrocelli para tratar de medidas de segurança na região dos cânions do Xingó. “Assim que aconteceu o incidente em Capitólio (MG), entrei em contato com a Marinha para vistoriar aquela área do Rio São Francisco. Fui informado que, até pela própria origem das rochas e pelo índice pluviométrico da região, tudo estava bem”, afirmou Machado Neto.

Por Rafael Brais

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Tópicos