Confira em quais situações é vantajoso quitar as despesas de janeiro, como IPTU, IPVA e matrícula escolar, em uma única parcela. Após as compras de fim de ano, janeiro já começa com uma série de contas para pagar, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), matrícula, material escolar, entre outras.
Em geral, grande parte dessas despesas pode ser paga à vista, com desconto, ou parcelada. Mas quando é ideal quitar a conta de uma vez só? Quais tributos e taxas devem ser pagas primeiro? Qual deve ser o desconto mínimo para o pagamento à vista valer a pena?
Para quem ainda tem guardado parte do 13º salário e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do ano passado, utilizar o dinheiro para quitar de vez taxas e impostos também é uma boa ideia para garantir mais tranquilidade financeira em 2021. No entanto, se o contribuinte tiver dívidas, elas devem ser quitadas primeiro por conta da cobrança de juros.
No segundo episódio do ano, o podcast de Educação Financeira do G1 discute quando vale a pena pagar as contas de início de ano à vista e usar o dinheiro que sobrou do 13º salário.
Reginaldo Nogueira, diretor-geral do Ibmec São Paulo, e Bolivar Godinho, professor de finanças da Universidade Federal de São Paulo, dão algumas dicas de como liquidar as despesas de início de ano e ter mais tranquilidade em 2021.
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas – inclusive no G1, no GE.com e no Gshow, de modo gratuito.
Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!
Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.
VÍDEOS: Últimas notícias de Economia:
Comentar