Um estudo realizado pela Universidade Médica de Wenzhou, na China, revelou que dormir pelo menos sete horas por noite pode ser fundamental para um envelhecimento saudável. Publicado na revista científica BMC Public Health, o estudo acompanhou 3.306 adultos com 45 anos ou mais, monitorando os hábitos de sono e a saúde deles ao longo de quatro anos, entre 2011 e 2015, com um check-up de saúde cinco anos depois.
Os participantes foram classificados em cinco grupos de acordo com suas horas de sono ao longo do tempo:
Estável longo: 8 a 9 horas por noite;
Estável normal: 7 a 8 horas;
Decrescente: de mais de 8 horas para menos de 6;
Crescente: de menos de 6 para mais de 8;
Estável curto: 5 a 6 horas regularmente.
O conceito de “envelhecimento bem-sucedido” incluiu critérios como ausência de doenças crônicas, alta função cognitiva, boa saúde mental e envolvimento social. Apenas 13,8% dos participantes (455 pessoas) foram classificados nessa categoria, sendo a maioria do grupo que dormia consistentemente mais de sete horas por noite. Aqueles com padrões de sono “estável longo” e “estável normal” apresentaram uma taxa de envelhecimento bem-sucedido significativamente maior (17,1% e 18,1%, respectivamente) em comparação com os grupos de sono “decrescente” (9,9%), “crescente” (10,6%) e “estável curto” (8,8%).
Embora o estudo não estabeleça uma relação direta de causa e efeito, ele reforça os benefícios do sono regular para a saúde ao longo da vida.
Fonte:Metrópoles
Foto:CNN Brasil
Comentar