A ex-presidente Dilma Rousseff é a nova presidente do banco do Brics, instituição composta de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ela foi eleita por unanimidade hoje (24) pelo conselho de governadores do New Development Bank (NDB), o banco do Brics, até julho de 2025. A sede do Banco fica em Xangai, na China.
O banco do Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.
A petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando. Ela substitui o diplomata e economista Marcos Troyjo, indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
Em nota, o Novo Banco de Desenvolvimento abordou o papel do governo Dilma no combate à fome e à pobreza, dando continuidade a políticas implementadas por Lula em seus dois primeiros mandatos e destacou a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU)
O mandato de Dilma à frente da insititução começa de forma imediata, sete anos após a ex-presidente ser afastada da Presidência da República. A posse, no entanto, está marcada para o dia 29 de março, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viaja à China neste fim de semana.
Fonte: agências
Foto: EBC
Comentar