O Senado confirmou a decisão da Câmara dos Deputados. Por 64 votos a 2, derrubou o veto presidencial que impedia a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas, beneficiando 17 setores da economia até o fim de 2021.
O benefício abrange empresas que mantêm mais de 6 milhões de trabalhadores, incluindo os setores calçadista, têxtil, de tecnologia da informação, construção civil e companhias do transporte rodoviário coletivo de passageiros, entre outros.
A desoneração permite que empresas desses setores possam contribuir para a Previdência Social com percentual que varia de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto, em vez de 20% de contribuição sobre a folha de pagamento.
EUA – O candidato Joe Biden precisa apenas de mais seis votos de delegados para atingir o total de 270, que pode garantir sua eleição nos Estados Unidos.
O Presidente Donald Trump conquistou 214 delegados. Ele ainda tem esperança de evoluir nos resultados que faltam ser divulgados em cinco estados.
Hoje de manhã, prossegue ainda pequena incerteza, mas dificilmente Biden perde esta eleição.
BRASIL – Como costuma acontecer no meio de semana, o número de mortes pela covid-19 subiu ontem, chegando a 610 e elevando o total a 161.106.
No entanto, a Média Móvel de Mortes semanal continua com queda consistente.
AGENDA – Presidente Bolsonaro está hoje em Alagoas. Ele participa da inauguração do Sistema de Abastecimento de Água em Piranhas.
Às 17h, Bolsonaro participa da solenidade de posse do Desembargador Kassio Nunes Marques no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
AMAZÔNIA – A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem presença intensa na missão do Vice-Presidente Hamilton Mourão, que leva 12 representações diplomáticas num tour pela Amazônia, durante três dias.
A Ministra reforça a diversidade do bioma, que reúne 22 tipos de vegetação e tem 80% de sua área preservada. Entre outras áreas, será mostrado o Projeto Integrado de Colonização (PIC) Bela Vista, coordenado pelo (Incra).
Participam os seguintes chefes de missões diplomáticas: África do Sul, Espanha, Peru, Colômbia, Canadá, Suécia, Alemanha, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), União Europeia, Reino Unido, França e Portugal.
INDÚSTRIA – Produção industrial brasileira cresceu 2,6% na passagem de agosto para setembro, segundo o IBGE.
Também registrou alta de 3,4% na comparação com setembro do ano passado. A indústria acumula quedas de 7,2% no ano e de 5,5% em 12 meses.
Das 26 atividades industriais pesquisadas, 22 tiveram alta, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, segmento que avançou 14,1%. São cinco meses de alta.
Apesar disso, este setor ainda se encontra 12,8% abaixo do patamar de fevereiro deste ano, antes da pandemia.
ECONOMIA – Eleição dos Estados Unidos influi no mercado.
O dólar comercial fechou em queda de 1,75% frente ao real, cotado a R$ 5,659.
O Ibovespa, da Bolsa de Valores, encerrou o dia em alta de 1,9%, aos 97.805 pontos.
Na Europa, o movimento também foi positivo.
No Reino Unido, a valorização das ações foi de 1,67%.
Na Alemanha, avanço de 1,95%. Na França, alta de 2,44%. E na Itália, incremento de 1,96%.
Por RENATO RIELLA
Comentar