A partir desta segunda-feira (1º), os contribuintes que possuem conta GOV.BR nível Prata ou Ouro já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 no site ou aplicativo da Receita Federal. A expectativa é que 57% das 46,2 milhões de declarações previstas este ano utilizem essa funcionalidade, que simplifica o preenchimento e reduz erros.
Nos últimos anos, o uso da declaração pré-preenchida cresceu significativamente, passando de 7% em 2022 para 41% em 2024. O recurso permite que o contribuinte apenas revise e complemente as informações que a Receita já possui, tornando o processo mais ágil e seguro.
“A plataforma GOV.BR garante a segurança dos dados e melhora a experiência do usuário com os serviços públicos”, destacou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação.
Novidades na declaração pré-preenchida de 2025
Entre as atualizações deste ano, destacam-se:
Inclusão de contas bancárias no exterior – agora as fintechs e bancos internacionais compartilham dados automaticamente com a Receita Federal.
Fim da obrigatoriedade de alguns campos – como o título de eleitor, que não precisa mais ser informado.
Prioridade na restituição – quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar por receber via Pix terá prioridade na fila de pagamentos, após os grupos legais preferenciais.
Como acessar a declaração pré-preenchida?
Para utilizar o recurso, o contribuinte precisa ter uma conta GOV.BR nível Prata ou Ouro:
Nível Prata: pode ser obtido via reconhecimento facial com a CNH ou validação de dados em bancos credenciados.
Nível Ouro: exige reconhecimento facial pela Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de Certificado Digital.
Quem não faz a própria declaração pode autorizar um terceiro (CPF ou CNPJ) a acessá-la via site ou app Meu Imposto de Renda, sem precisar compartilhar a senha GOV.BR.
Para mais informações sobre sua conta GOV.BR, acesse www.gov.br/conta.
Fonte:Blog do Riella
Foto:foto da web
Comentar