Oportunidades de Green Card atraem cada vez mais profissionais brasileiros qualificados. Gondim Law Corp
Divulgação
Não é de hoje que os Estados Unidos são o destino favorito dos brasileiros que decidem começar uma nova vida no exterior. De acordo com o Itamaraty, aproximadamente 1,9 milhão de imigrantes oriundos do Brasil vivem atualmente nos EUA. Trata-se de 19% a mais do que o número registrado em 2016 (1,5 milhão), e a expectativa é a de que esse número chegue a 2 milhões de pessoas em 2024.
Em comum a esses imigrantes está o desejo de viver em um país que oferece mais segurança, melhores oportunidades profissionais e acadêmicas, qualidade de vida para a família e estabilidade financeira. É a busca pelo famoso “sonho americano”, que somente nos últimos sete anos já foi conquistado por aproximadamente 140 mil brasileiros que receberam o Green Card, documento que concede o direito à residência permanente nos EUA.
Se por um lado muitos estrangeiros querem morar nos EUA, também é de interesse dos americanos contar com a presença desses imigrantes. O principal motivo que explica o interesse dos Estados Unidos em conceder o direito a residência para profissionais brasileiros, e também de outras diversas nacionalidades, é exatamente a falta de mão de obra especializada que existe no país para diversas profissões essenciais, como médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros, profissionais de TI, pilotos de avião, educadores, etc.
De acordo com o Departamento de Trabalho americano (DOL), 2022 registrou a maior quantidade de empregos criados na história dos EUA, com aproximadamente 12 milhões de vagas nos mais variados segmentos. E os números tendem a melhorar ainda mais até o final de 2023. Com uma economia superaquecida, os Estados Unidos vivem um curioso caso em que existem mais vagas de trabalho disponíveis do que pessoas aptas, tanto em qualidade como em quantidade, para exercê-las.
Como não conseguem internamente achar profissionais o suficiente para atender à demanda, os Estados Unidos precisam contar com o talento e qualificações de imigrantes que chegam para contribuir com o país. A presença dessa força de trabalho imigrante é fundamental para manter os EUA como maior potência econômica e tecnológica do planeta. E na maioria dessas áreas onde existe falta de profissionais, muitos brasileiros se destacam pela capacidade técnica e formação acadêmica, o que os acaba tornando excelentes candidatos ao Green Card.
Brasileiros estão mais qualificados
Gondim Law Corp
Divulgação
Existem diversas explicações para o aumento da comunidade brasileira nos Estados Unidos em anos recentes, mas a principal delas está na mudança do perfil do imigrante brasileiro, que hoje é bem mais qualificado do que no passado. Se nas décadas de 80 e 90 milhares de brasileiros chegaram aos EUA de forma indocumentada, ou permaneceram mais tempo no país do que o permitido pelas autoridades americanas, quase sempre exercendo subempregos, o perfil do brasileiro que hoje busca a imigração é, em grande parte, composto por pessoas bem-sucedidas em suas carreiras e com formação avançada.
Alguns fatores ajudam a explicar a maior qualificação, como a melhoria da economia mundial e a globalização, que, desde o início deste século, permitiu um maior intercâmbio de informações e de formação profissional. No Brasil, até por necessidade de conseguir melhores oportunidades, existe uma cultura do profissional estar sempre se aprimorando, seja através de graduações formais (bacharelado, pós-graduação, mestrado, doutorado e PHD) ou realizando cursos complementares, participando de workshops, seminários, etc. Essa cultura, muito diferente da dos americanos, capacita o profissional brasileiro a atuar com destaque em sua profissão nos EUA.
De acordo com dados coletados em 2023 pela Gondim Law Corp, escritório de direito imigratório sediado em Los Angeles, cerca de 75% dos brasileiros que buscam serviços de vistos de trabalho temporário ou Green Card para morar nos EUA tem ao menos uma graduação completa (bacharelado). O escritório ainda aponta que cerca de 40% de seus clientes possuem entre 30 e 45 anos, e que 60% são casados e têm filhos pequenos ou adolescentes.
Empresários de malas prontas
Acompanhando o êxodo de brasileiros para os EUA, cada vez mais empresários brasileiros estão levando seus negócios ou montando novas empresas na América. De acordo com dados da agência americana de incentivo a novos negócios (USAID), publicada em junho de 2022, mais de 1.400 companhias e startups foram fundadas ou adquiridas por brasileiros desde 2016, em empreendimentos que vão desde pequenas lojas, serviços de entrega, franquia de restaurantes e redes de fast food, escritórios imobiliários e até filiais de multinacionais. A presença dos empresários do Brasil na Terra do Tio Sam nunca foi tão evidente.
O êxodo de empreendedores brasileiros para os EUA não chega a ser uma novidade, mas impressiona pelos números atuais. Segundo a Câmara Americana de Comércio (American Chamber of Commerce), somente na Flórida, estado americano com uma das maiores concentrações de imigrantes do Brasil, foram registradas novas patentes para mais de 800 produtos e empresas brasileiras desde 2020. Academias de artes marciais, salões de beleza, bares especializados em culinária brasileira e comércio de roupas estão entre os negócios mais frequentes e, quase sempre, mais rentáveis.
De acordo com a Gondim Law Corp, que possui empresários no Brasil como grande parte de sua clientela, o mais importante para o empreendedor interessado nos Estados Unidos é desenvolver um bom plano de negócios, que crie empregos e seja benéfico para o mercado de trabalho e economia americana, justificando assim por que a Imigração poderia lhe conceder um Green Card.
Mas, além do Green Card, existem outros fatores nos EUA que seduzem os empresários brasileiros. Dependendo da área onde a sede da empresa for estabelecida, podem ser concedidas isenções de impostos estaduais e até federais. O país também abriga diversas agências não-governamentais e associações de comércio que estimulam novos negócios, concedendo empréstimos e, dependendo do caso, fornecendo incentivo financeiro e parcerias diretas.
Os empresários brasileiros encontram nos EUA a possibilidade de viver em um país que oferece mais segurança, oportunidade de gerar receita em moeda forte, leis de trabalho desburocratizadas e impostos mais justos; uma realidade bem mais recompensadora do que aquela que vivem no Brasil.
Existem diversas opções de Green Card e vistos de trabalho
Gondim Law Corp
Divulgação
Houve um tempo em que os brasileiros achavam que para conseguir imigrar para a América só era possível tendo parentes americanos ou casando-se com cidadãos dos Estados Unidos. Hoje em dia, porém, uma grande parcela da população do Brasil já sabe que existem diversos tipos de vistos e categorias de imigração que permitem a concessão de um Green Card com base em carreira, oferta de emprego ou investimento.
De acordo com dados levantados pela Gondim Law Corp, cerca de 70% de seus clientes buscam como opção migratória os vistos EB-1 (Habilidades Extraordinárias), EB-2 (Habilidades profissionais ou formação acadêmica acima da média) e EB-3 (Oferta de Emprego nos EUA). Todas essas três opções, com algumas poucas exceções, são voltadas para imigrantes qualificados.
Outra tendência que vem ganhando cada vez mais força entre os brasileiros, de acordo com a equipe jurídica da Gondim Law Corp, são solicitações de vistos não-imigrantes de trabalho, que permitem que um profissional qualificado possa temporariamente exercer sua profissão nos Estados Unidos, sob contrato com empresas baseadas no país, que normalmente duram de dois a três anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. O escritório americano observou que de 2022 para 2023 houve um aumento de aproximadamente 20% de clientes buscando vistos desse tipo.
Entre os vistos de trabalho temporário mais solicitados por brasileiros estão o H-1B (profissionais especializados, que vão desde pesquisadores até modelos com destaque comprovado em suas áreas), o L-1A (Transferência de gerentes e executivos) e o O-1 (Visto de trabalho para profissionais com feitos extraordinários em determinadas indústrias). Mas existem muitos outros tipos de vistos de trabalho disponíveis, dependendo da profissão ou intenção de viagem temporária aos EUA de uma pessoa.
Entre os profissionais que mais buscam os serviços da Gondim Law atualmente, seja para vistos de imigrantes (Green Card) ou para vistos de trabalho não-imigrantes (temporário) estão: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, pilotos de avião, engenheiros, profissionais de Tecnologia, profissionais de Educação e empresários. Não coincidentemente, todas essas profissões são as que hoje estão mais em falta nos EUA, de acordo com o BLS (Bureau of Labor Statistics).
Ainda de acordo com a Gondim Law, quatro Estados do Brasil são os locais de onde mais se “exportam” brasileiros para os EUA: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Cerca de 55% dos imigrantes brasileiros na América são provenientes dessas regiões.
Os principais estados que concentram brasileiros são: Florida (20%), Massachusetts (17%), Califórnia (10%), New Jersey (9%) e New York (7%). Dependendo do Estado onde reside e da profissão que ocupa, o imigrante brasileiro bem qualificado possui rendimentos médios anuais que variam de US$ 60.000 a US$130.000.
Auxílio jurídico é fundamental
Apesar de tantas possibilidades de vistos e Green Cards, é essencial contar com os serviços de advogados devidamente licenciados nos Estados Unidos antes de dar entrada em qualquer tipo de processo. Devido à complexidade das leis americanas de imigração, esse apoio jurídico, se bem realizado, aumenta as chances de aprovação de um caso junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).
Um bom planejamento e uma assessoria de advogados de imigração que conheçam as leis americanas são fundamentais para o sucesso de um pleito imigratório.
Sem dúvida os Estados Unidos estão de braços abertos para imigrantes brasileiros que queiram contribuir de forma legal com o país. Mais do que nunca, essa é a hora e a vez dos brasileiros na “Terra das Oportunidades”.
Sobre a Gondim Law Corp.
Gondim Law Corp
Divulgação
A Gondim Law Corp é um escritório de advocacia imigratória localizado em Los Angeles, Califórnia. Foi fundado por Marcelo Gondim, advogado com mais de 20 anos de experiência em imigração para os EUA, e licenciado pelo Estado da Califórnia.
O escritório oferece diversos serviços jurídicos para processos imigratórios com base em carreira, emprego, investimento, laços familiares e programas humanitários, além de vistos temporários e defesa em cortes federais americanas.
Para mais informações, contato e agendamento de consulta com os advogados licenciados da Gondim Law Corp, acesse: www.gondimlaw.com.
Comentar