CONGRESSO VOTA RENEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS
Convocada sessão do Congresso Nacional para hoje.
Prevista a análise do projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, permitindo a retomada do Pronampe – Programa de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – e o retorno das medidas de redução da jornada e do salário, com o apoio do Estado.
Essa proposta teve êxito no segundo semestre do ano passado, mas precisa ser renovada agora pelo Congresso Nacional, para voltar a vigorar.
CPI – Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 fecharam acordo para composição dos cargos.
A CPI será presidida por Omar Aziz (PSD-AM). O vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator.
CPI deve começar a funcionar na próxima quinta-feira, depois do feriado do dia 21, com a eleição do presidente e vice.
ORÇAMENTO – Em encontro privado com grandes empresários, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), passou visão otimista, sinalizando que o impasse sobre o Orçamento de 2021 será resolvido “sem rupturas”.
Lira não cravou se o Presidente Bolsonaro vai sancionar o texto sem vetos, embora tenha declarado que não haverá ruptura do teto de gastos.
Por seu lado, Bolsonaro disse que resolve o impasse do Orçamento no início desta semana, sem esperar o prazo do dia 22.
PETROBRAS – Conselho de Administração da Petrobras (PETR3, PETR4) aprovou o nome do General Joaquim Silva e Luna para o cargo de presidente da companhia.
Foram aprovados também quatro nomes dos quadros internos da empresa que vão liderar diretorias executivas da empresa.
A posse do novo presidente ainda não foi anunciada.
SPUTNIK – Documentos da Anvisa enviados ao STF apontam incertezas e “pontos críticos” relacionados à qualidade, eficácia e segurança da vacina russa Sputnik V.
A agência não recebeu estudos de biodistribuição da vacina, os quais avaliam como a vacina e seus componentes se comportam no organismo humano e em animais.
Também não recebeu dados de estudos não clínicos de toxicidade reprodutiva —que avaliam a possibilidade de os componentes da vacina provocarem reações sobre a fertilidade e o desenvolvimento de embriões.
Relatório que sustenta a aprovação da vacina na Rússia ou em outros países também não foi apresentado.
Técnicos da Anvisa vão à Rússia nesta semana em busca de respostas.
INTUBAÇÃO – A China mandou para o Brasil um lote de 2,3 milhões de kits para intubação de pacientes com covid-19. Os medicamentos foram fabricados em Lianyungang.
Os kits doados para o Ministério da Saúde são compostos de sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides – insumos básicos para realizar a intubação.
Os 2,3 milhões de kits são um primeiro lote de um total de 3,4 milhões que devem chegar ao Brasil até o final do mês.
GESTANTES – Ministério da Saúde pediu às mulheres brasileiras que, se possível, adiem a gravidez, até haver uma melhora da pandemia no País.
A gravidez favorece o aparecimento de tromboses.
TRÊS MILHÕES – Mais de três milhões de mortes causadas pela Covid-19 foram registradas no mundo desde dezembro de 2019, segundo levantamento da agência de notícias AFP.
O número de mortes diárias aumenta no mundo, com 12.000 óbitos diários na semana passada.
A pandemia está “num ponto crítico”, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS), citando a Índia, que enfrenta recordes de contaminações e mortes.
Os Estados Unidos, o país mais afetado do mundo, com 566.224 mortes, viu a pandemia recuar drasticamente desde o final de janeiro, mas os números aumentam agora em alguns estados.
No Brasil, há média de três mil mortes por dias, também despertando preocupação da OMS.
VACINAÇÃO – No Brasil, 26 milhões de pessoas receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o que representa 12,29% da população.
Ontem, foram registradas 1.657 mortes, elevando o total a 373.335.
CUBA – Raul Castro, irmão de Fidel Castro, vai se aposentar, passando o poder a Díaz-Canel, que já exerce o cargo de presidente, mas passará a ter papel executivo, como primeiro secretário do Partido Comunista Cubano.
CÂNCER – Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, apresenta “novos pontos” de câncer nos ossos e no fígado. Terá tratamento intensificado.
ROBERTO – Todos os meios comemoram hoje os 80 anos de Roberto Carlos, que permanecerá em casa por causa da pandemia.
EXÉRCITO – Presidente Bolsonaro participa hoje em Brasília da solenidade cívico-militar comemorativa do Dia do Exército, com a imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha do Exército Brasileiro.
ECONOMIA – Semana começa com expectativa sobre a Bolsa de Valores. Na sexta-feira, o índice Ibovespa surpreendeu, atingindo 121.114 pontos, com alta de 0,34%.
Com ganhos pelo quinto dia seguido, o Ibovespa acumulou alta de 2,93% na semana passada e atingiu o nível mais alto desde 18 de janeiro. O índice acumula alta de 3,84% em abril e de 1,76% em 2021.
O mercado de câmbio também teve dia positivo. O dólar encerrou a sessão vendido a R$ 5,585, com recuo de R$ 0,043 (-0,77%).
Por RENATO RIELLA
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Comentar