Em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul de hoje (1º) a segunda-feira (4).
A data, comemorada oficialmente amanhã, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, como forma de alertar para a realidade vivida pela pessoa com transtorno do espectro autista.
A iluminação especial foi proposta pelo senador Romário (PL-RJ).
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que costuma surgir durante os dois primeiros anos de vida, como resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro.
Esse transtorno prejudica o desenvolvimento do indivíduo em sua interação social e habilidades de comunicação.
As pessoas com autismo frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.
O tratamento do autismo deve ter início tão logo seja feito o diagnóstico e deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Agência Senado – Roque de Sá
Comentar