Personalizar Preferências

Prezado(a) Usuário(a),

A proteção de seus dados pessoais é uma prioridade para nós. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desenvolvemos esta política para informar como coletamos, utilizamos, armazenamos e protegemos suas informações.

1. Coleta de Dados: Coletamos dados pessoais apenas quando estritamente necessário e com sua autorização. Isso pode incluir informações como nome, endereço de e-mail, número de telefone e dados de transações.... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Confiança cresce entre os empresários, mas cai entre consumidores, aponta prévia da FGV thumbnail
Economia

Confiança cresce entre os empresários, mas cai entre consumidores, aponta prévia da FGV

Levantamento mostra que a recuperação da confiança empresarial também não tem sido homogênea entre os setores. A confiança dos empresários mostra recuperação em agosto, segundo prévia divulgada nesta sexta-feira (14) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Para os consumidores, no entanto, a situação inspira menos otimismo: entre eles, a confiança voltou a indicar cair.
Na passagem de julho para agosto, de acordo com dados prévios, a confiança dos empresários cresceu 5,8 pontos, para 93,3 – apenas 2,7 pontos abaixo do patamar de fevereiro. Já a confiança do consumidor recuou 3 pontos, para 75,8 – 12 abaixo do período antes da pandemia, “que já era baixo em termos históricos”, diz em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.
O levantamento mostra que a recuperação da confiança empresarial também não tem sido homogênea entre os setores, sendo mais consistente na indústria e no comércio que nos serviços e na construção.
Consumidor: -3,0 pontos, para 75,8
Empresarial: 5,8 pontos, para 93,3
Comércio: 10,2 pontos, para 96,3
Indústria: 8,8 pontos, para 98,6
Serviços: 3,6 pontos, para 82,6
Construção: 1,7 pontos, para 85,4
“O cenário de retomada deve se manter nos próximos meses, agora em ritmo mais gradual, principalmente em função da cautela dos consumidores e pelo nível de incerteza que se mantém elevado”, afirma Tobler.
A FGV aponta que o aumento da confiança empresarial na prévia de agosto decorre principalmente da melhora da percepção sobre a situação atual, além de melhores expectativas para o futuro. Já para os consumidores, as condições do momento presente permaneceriam estáveis, enquanto as perspectivas para os próximos meses pioraram.
Juliana Rosa: Confiança empresarial na recuperação da economia cresceu, aponta FGV

Tópicos